Clientes
Sílvia Faustino lança 'A experiência indizível' em Salvador
Mar 21, 2007
Evento acontece no próximo dia 31 de março, às 10h30, na Livraria Multicampi (Rua Direita da Piedade, 20), em Salvador (BA).
A professora Sílvia Faustino lança A experiência indizível: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein, publicado pela Editora UNESP, no próximo dia 31 de março, às 10h30, na Livraria Multicampi (Rua Direita da Piedade, 20), em Salvador (BA).
Sílvia Faustino é professora adjunta da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. Em São Paulo, foi professora do Departamento de Filosofia da PUC-SP e da Faculdade de Filosofia São Bento. É autora também de Wittgenstein: o eu e sua gramática.
Sobre A Experiência Indizível
Único livro publicado em vida por Wittgenstein, o Tractatus Logico-Philosophicus foi escrito com a pretensão de abarcar todos os problemas da filosofia. Partindo da constatação de que a separação entre a lógica e a sua aplicação constitui um grande problema na interpretação do Tractatus, Sílvia Faustino abre caminhos para novas interpretações desta que é uma das mais herméticas, mas também uma das mais fascinantes obras da filosofia contemporânea.
Em A experiência indizível: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein, Sílvia analisa o fato de Wittgenstein suprimir de seu trabalho as questões epistemológicas. Recusando a definição dada pelo filósofo (“a teoria do conhecimento é a filosofia da psicologia”) como explicação per si dessa ausência, ela questiona qual é a teoria do conhecimento de que fala Wittgenstein. Mais além, também pergunta: “se a filosofia compõe-se de lógica e metafísica, que modelo de teoria do conhecimento seria compatível com o Tractatus?”.
Na busca de respostas, Sílvia argumenta que é no domínio da aplicação lógica que os problemas epistemológicos do Tractatus podem ser elaborados. Vai até Schopenhauer para encontrar a fonte da distinção estabelecida por Wittgenstein entre o “como” e o “quê”. E além das afinidades e contrastes do projeto crítico do Tractatus com O mundo como vontade e representação, também traça paralelos com o idealismo transcendental de Kant.
Tudo isso para enfrentar “o campo minado da teoria do conhecimento” a partir das concepções do filósofo austríaco que decretou o fim da epistemologia. Nesse percurso, A experiência indizível oferece novas chaves para enfrentar o desafio lançado por Wittgenstein, o de traçar os limites do pensamento pelo estabelecimento dos limites da linguagem.
Título: A experiência indizível: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein
Autora: Sílvia Faustino
Número de páginas: 216
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34
ISBN: 85-7139-721-X
Data de publicação: 2007
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br