Clientes
A integração internacional dos centros de pesquisa coordenada por empresas multinacionais
Apr 29, 2007
As atividades das empresas multinacionais pelo mundo afora envolve o Brasil há muito tempo e isso está ocorrendo também nas dimensões científica e tecnológica, é o que revela o livro Empresas transnacionais e internacionalização da P&D
As grandes multinacionais investigam e se apropriam, mundo afora, de todo conhecimento científico disponível que possa ser transformado em produto a ser explorado comercialmente. A dispersão das atividades das empresas multinacionais pelos territórios relevantes do planeta envolve o Brasil há muito tempo e isso está ocorrendo também nas dimensões científica e tecnológica, é o que revela o livro Empresas transnacionais e internacionalização da P&D, de Rogério Gomes, lançamento da Editora Unesp.
Nas duas últimas décadas os laboratórios de pesquisa vinculados às empresas transnacionais aumentaram sua participação relativa na produção de inovações e assumem de forma crescente uma forte posição nas diretrizes a serem seguidas pelas pesquisas. Atualmente, as empresas privadas são a fonte de mais de 80% dos recursos comprometidos com a pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas principais economias mundiais.
Empresas transnacionais e internacionalização da P&D analisa a emergência de uma nova forma de organização da produção – com a constituição de redes de produção globais, muitas das quais alicerçadas em subcontratação completa de manufatura – e a crescente internacionalização das atividades de P&D, fenômenos que desafiam a visão convencional sobre a atuação das empresas multinacionais e seu efeito sobre os países em que elas operam.
Rogério Gomes apresenta, de um lado, uma ampla revisão da literatura internacional sobre o assunto e, de outro, uma sólida pesquisa empírica para abordar temas críticos tanto para a economia industrial e da inovação quanto para a agenda das políticas industrial e de ciência e tecnologia. Além da análise consistente das tendências internacionais, o autor estuda a implantação e as atividades dos laboratórios de P&D da indústria de equipamentos de telecomunicações e do setor automotivo do Brasil.
A partir do estudo de casos brasileiros recentes, a obra mostra que a descentralização de atividades tecnológicas é um fato que ocorre não somente entre os países centrais, mas também entre nações emergentes. Além disso, a pesquisa sustenta hipóteses de que as tecnologias de informação permitiram que unidades em países estrangeiros fossem integradas aos laboratórios centrais das empresas transnacionais dando-lhes condições de desenvolver e participar de outras atividades tecnológicas além das tradicionais funções de adaptação de processo e de produtos.
Sobre o autor – Rogério Gomes é mestre em Matemática Aplicada e doutor em Economia, ambos pela Unicamp. É professor do departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara, onde atua nos programas de graduação e pós-graduação em Economia. É também membro desde a fundação e atual coordenador do Grupo de Estudos em Economia Industrial (Geein/ Unesp).
Título: Empresas transnacionais e internacionalização da P&D: elementos de organização industrial da economia da inovação
Autor: Rogério Gomes
Número de páginas: 222
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 35
ISBN: 85-7139-678-7
Data de publicação: 2006
Os livros da Fundação Editora Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11)
3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br