Clientes
Textos fundamentais de um dos maiores lógicos da História reunidos pela primeira vez em português
Apr 15, 2007
Alfred Tarski é considerado, ao lado de Aristóteles, Frege e Gödel, um dos maiores lógicos de todos os tempos. Sua concepção semântica da verdade é exposta e discutida em livro lançado pela Editora Unesp
Alfred Tarski é considerado, ao lado de Aristóteles, Frege e Gödel, um dos maiores lógicos de todos os tempos. E, destes quatro, talvez seja o mais profícuo e o melhor matemático. Ele transformou o campo da lógica no século XX, especialmente com a sua concepção semântica da verdade, exposta e discutida em A concepção semântica da verdade, lançamento da Editora Unesp. É a primeira vez que estes importantes artigos são reunidos em uma coletânea em português.
A influência deste achado teórico influenciou e continua a marcar profundamente a lógica, a filosofia e os estudos da linguagem, com implicações que alcançam até as ciências da computação. Instrumento que permite tratar da verdade sem as complicações de outras propostas, como a aristotélica, a concepção de Tarski permite a definição dos predicados semânticos com base apenas em propriedades da linguagem.
Antes de Tarski, lógicos e filósofos nutriam persistente desconfiança em relação às definições correntes de verdade. Com o trabalho que é apresentado neste livro, filósofos como Popper acreditam ter finalmente encontrado uma base sólida para o uso daquele conceito e, inclusive, para a solução de problemas epistemológicos. Nestes artigos, além da teorização e da reflexão sobre as conseqüências e aplicações da concepção semântica da verdade, ainda se aborda a teoria dos modelos, cujo aperfeiçoamento constitui outra grande contribuição de Tarski para a Lógica.
Os textos desta edição brasileira de A concepção semântica da verdade foram organizados pelos professores e especialistas em Lógica, Cezar Augusto Mortari e Luiz Henrique de Araújo Dutra, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. Eles também participaram do processo de tradução, juntamente com Celso Reni Braida (da mesma Universidade e com pesquisas nas áreas de semântica, linguagem, ontologia e consciência) e Jesus de Paula Assis (doutor em Ciências Sociais com experiência, entre outros temas, em Teoria do Conhecimento e Sociologia da Ciência).
Sobre o autor – Nascido em 1901, na Polônia, recebeu o título de doutor em lógica em 1924 e, no ano seguinte, tornou-se professor de lógica e matemática na Universidade de Varsóvia. De 1945 até 1983, ano de sua morte, trabalhou em Berkeley, tendo desenvolvido trabalhos fundamentais nos campos da álgebra geral, algebrização da lógica e da metamatemática, axiomatização da álgebra e da geometria, teoria da mensuração, teoria dos conjuntos, metamatemática e fundamentação da semântica.
Título: A concepção semântica da verdade – Textos clássicos de Tarski
Autor: Alfred Tarski
Número de páginas: 251
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 37
ISBN: 85-7139-736-1
Data de publicação: 2007
Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11)
3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br