Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 05 A arte: da ilusão dos afrescos romanos à Internet

Clientes

A arte: da ilusão dos afrescos romanos à Internet

May 02, 2007

Realidade virtual é uma palavra que há pouco entrou para a linguagem cotidiana. Mas é algo que faz parte do “núcleo dos relacionamentos dos seres humanos com as imagens”, como aponta Oliver Grau neste lançamento da Editora Unesp.

A arte: da ilusão dos afrescos romanos à Internet

A arte: da ilusão dos afrescos romanos à Internet

Realidade virtual é uma palavra que há pouco, após a revolução da Internet, entrou para a linguagem cotidiana. Mas é algo que faz parte do “núcleo dos relacionamentos dos seres humanos com as imagens”, como aponta Oliver Grau em Arte virtual: da ilusão à imersão, lançamento conjunto da Editora Unesp e da Editora Senac. O professor alemão recua até o mundo antigo para “traçar a concepção estética de espaços de imagens virtuais, sua gênese histórica e suas rupturas, ao longo dos vários estágios da história da arte ocidental”.

Dos afrescos da Villa Lívia (Roma, cerca de 20 a.C.) à computação em tempo real, Grau foca sua atenção nas imagens em 360 graus, onde há imersão total do espectador no objeto artístico, sendo sua principal preocupação a mídia na história da arte. Discorrendo sobre arte interativa ou design de interfaces, analisa os esforços técnicos de cada época para conseguir produzir o máximo possível de ilusão. Questiona a função representativa das imagens a partir de uma abordagem que envolve história da arte, engenharia, teoria cultural, arquitetura, literatura, ciências da computação e cinema.

A análise histórica comparativa de Grau sobre a arte da ilusão e do realismo leva à discussão sobre os efeitos produzidos pelas mídias atuais na relação entre o artista, a obra e o observador. Sua descrição da virtualidade é vital para um mundo no qual as imagens mudam tão rapidamente e se diversificam como nunca se registrou. Arte virtual: da ilusão à imersão contribui ainda para o entendimento da função representativa da imagem e para a compreensão de nosso desejo de ilusão, estabelecendo um panorama teórico abrangente da realidade virtual e das mutações pelas quais o conceito passou na história da arte.

Sobre o autor Oliver Grau é professor de História da Arte na Universidade Humboldt, Berlim, professor associado da Kunst Universität (Universidade da Arte) de Linz e líder do projeto da German Science Foundation sobre arte imersiva.

Título: Arte virtual: da ilusão à imersão
Autor: Oliver Grau
Tradução: Cristina Pescador, Flávia Gisele Saretta e Jussânia Costamilan
Número de páginas: 467
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 84
ISBN: 85-7139-739-2
Data de publicação: 2007

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom