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A música e a não expressão dos sentimentos, na estética e filosofia do século XIX
May 20, 2007
Em O romantismo e o belo musical, lançamento da Editora Unesp, o autor Mário Videira consegue esclarecer pontos cruciais da polêmica obra Do belo musical, de Eduard Hanslick (1825-1904).
A tese de que a expressão de sentimentos não é o objetivo da música foi defendida pelo conhecido crítico musical vienense Eduard Hanslick (1825-1904) no livro Do belo musical, publicado em 1854. Sem cair nos equívocos de leituras usuais e apressadas, que insistem apenas no formalismo musical ou na incapacidade semântica da música, em O romantismo e o belo musical, lançamento da Editora Unesp, o autor Mário Videira consegue esclarecer pontos cruciais daquela polêmica obra de Hanslick.
A afirmação de que os sentimentos não são o conteúdo nem o objeto da música no ensaio Do belo musical abalou profundamente os alicerces da estética musical que se desenvolvia na Europa em meados do século XIX. A obra despertou interesse tanto no campo da Estética como no da Filosofia da Arte, pois Hanslick foi um dos pioneiros a estabelecer uma teoria estética musical autônoma em relação às outras artes.
Após um esboço biográfico e uma breve trajetória intelectual de Hanslick, Videira analisa capítulo a capítulo de Do belo musical. Nesta análise, discute conceitos importantes para a música, como a idéia do belo; a impressão subjetiva; a recepção estética perante a recepção patológica; as relações da música com a natureza; e os conceitos de forma e conteúdo.
Videira também apresenta ao leitor um quadro geral dos principais problemas estéticos relacionados à música nos séculos XVIII e XIX, sobretudo no que diz respeito à questão da imitação, da doutrina dos afetos e da posição da música no âmbito das classificações hierárquicas das artes.
O romantismo e o belo musical examina ainda a posição peculiar de Eduard Hanslick como tributário da filosofia de seu tempo e da metafísica romântica da música instrumental e, ao mesmo tempo, como enunciador de questões presentes nos escritos teóricos de importantes compositores do século XX e da atualidade.
Sobre o autor – Mário Videira é pianista, graduado em Música pela USP e mestre em Musicologia pela Unesp. Publicou diversos artigos de Estética e Filosofia da Música. É doutorando do Departamento de Filosofia da USP e realiza estágio de pesquisa na Universidade de Tübingen, na Alemanha.
Título: O romantismo e o belo musical
Autor: Mário Videira
Número de páginas: 195
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 40
ISBN: 85-7139-706-6
Data de publicação: 2006
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