Clientes
A religião em destaque nas publicações da Editora Unesp
May 08, 2007
A vinda do papa Bento XVI ao Brasil coloca em foco questões como religiosidade, fé e cristianismo. <br><br>Diversas publicações da Editora Unesp abordam esses temas seja no campo da arte, filosofia, letras, história, antropologia, ciência ou religião.
A vinda do papa Bento XVI ao Brasil coloca em foco questões como religiosidade, fé e cristianismo. Diversas publicações da Editora Unesp abordam esses temas seja no campo da arte, filosofia, letras, história, antropologia, ciência ou religião.
No recém lançado Figuras de Deus: a Bíblia na Arte, do historiador de arte francês Dominique Ponnau, passagens bíblicas como a Criação, o Dilúvio, o Nascimento de Cristo, a Crucificação, o Apocalipse são revividas a partir das obras de Caravaggio, Velásquez, Rafael, Poussin, Michelangelo, Ticiano, Rembrandt, Fra Angélico, Giotto, Dürer e outros artistas.
Também na perspectiva da arte, a religião é tratada na obra Os pincéis de Deus: vida e obra do pintor Naif Waldomiro de Deus, de Oscar D'Ambrósio. Destaca-se a religiosidade e a defesa dos direitos humanos como temáticas centrais dos quadros de Naïf Waldomiro de Deus, dominados por cores vivas e figuras mulatas com as quais ele anuncia o Terceiro Milênio.
Já em O Ícone: uma escola do olhar, o filósofo, psicólogo e teólogo, que já foi ateu, monge dominicano e hoje é padre ortodoxo, Jean-Yves Leloup, faz uma leitura antropológica do ícone da religião, que nos permite verificar elementos como cores e formas que o estruturam, e as razões que explicam seu poder inspirador. Leloup também foi tema do livro Jean-Yves Leloup: se minha casa pegasse fogo, eu salvaria o fogo, de Edmund Blattchen, no qual faz uma profunda reflexão sobre a espiritualidade no cotidiano.
Esse último livro faz parte da Coleção Nomes de Deuses, composta por oito títulos, que traz personalidades do mundo acadêmico e religioso para relatar sua relação com o divino. Os outros títulos são: André Comte-Sponville: o alegre desespero; Dalai-Lama: a compaixão universal; Edgar Morin: ninguém sabe o dia que nascerá; Hubert Reeves: os artesãos do oitavo dia; Ilya Prigogine: do ser ao devir; Paul Ricoeur: o único e o singular; Trinh Xuan Thuan: o agrimensor do cosmo.
Na área de filosofia, encontra-se, por exemplo, o livro Hegel: sobre religião e filosofia, de Raymond Plant, que aborda o pensamento de Hegel (1770-1831), em especial quanto ao isolamento do indivíduo sem rumo na sociedade e o anseio do si-mesmo dividido em direção a uma totalidade integrada. Outro livro é História natural da religião, do filósofo escocês David Hume, que trata das origens e causas que produzem o fenômeno da religião, seus efeitos sobre a vida e a conduta humanas e das variações cíclicas entre o politeísmo e o monoteísmo.
Na obra Construindo pontes entre a ciência e a religião, os organizadores Ted Peters e Gaymon Bennett reúnem autores de várias religiões, culturas, contextos científicos e geográficos engajados em construir tais pontes com mútuo enriquecimento.
E para colocar em xeque o dito popular de que "religião, política e futebol não se discutem", o livro A persistência dos deuses: religião, cultura e natureza, de Eduardo Rodrigues da Cruz, aborda a identidade nacional, a separação Igreja-Estado, a obrigatoriedade do ensino religioso no Brasil e o entendimento moderno da religião como forma de cultura.
Outros títulos da Editora Unesp: Guia literário da Bíblia; Imagens de ordem: a doutrina católica sobre autoridade no Brasil (1922-1933); Utopia, messianismo, e apocalipse na obra de Ernst Bloch; Igreja e educação feminina (1859-1910): uma face do conservadorismo.
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11)
3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br