Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 05 O engenho da narrativa como arte de tecer sonhos e pesadelos

Clientes

O engenho da narrativa como arte de tecer sonhos e pesadelos

May 09, 2007

O engenho da narrativa e sua árvore genealógica: das origens a Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, lançamento da Editora Unesp, é um livro que fala sobre a arte com a qual foram escritos muitos outros livros.

O engenho da narrativa como arte de tecer sonhos e pesadelos

O engenho da narrativa como arte de tecer sonhos e pesadelos

O engenho da narrativa e sua árvore genealógica: das origens a Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, lançamento da Editora Unesp, é um livro que fala sobre a arte com a qual foram escritos muitos outros livros. Mais especificamente, sobre a arte da narrativa, abordando os “elementos fundamentais e os princípios gerais de um sistema de representação literária e da sua linguagem artística”.

Não se trata de uma história da narrativa, mas uma história do engenho da narrativa. Sérgio Vicente Motta visita as obras prototípicas para compreender os princípios que regem a matéria simbólica e os elementos de sua construção poética. Busca conhecer os mecanismos do engenho e o funcionamento das engrenagens que operam na fabricação da narrativa de ficção.

Nessa trajetória, Motta recorta e se detém em três momentos fundamentais da história da narrativa: o da história antiga, o início da história moderna e em um “percurso de retorno na modernidade”. Neste processo, propicia a intertextualidade entre as grandes obras da literatura greco-romana com as da modernidade européia e da literatura brasileira, com especial destaque para as obras de Graciliano Ramos e Guimarães Rosa. Cruzando tradição e modernidade, esclarece alguns aspectos da poética da narrativa e oferece uma melhor compreensão dos mistérios que governam as estruturas imaginativas da arte ficcional.

Como nota Aguinaldo José Gonçalves, no prefácio a O engenho da narrativa, esta obra nos reconduz “para os lugares certos dos estudos literários; para as instâncias onde a literatura é apenas literatura e não falsa consciência”. O resultado é um trabalho que navega pelo ideal e o real como paradigmas de representação, a partir dos quais a arte da narrativa constrói os simulacros da existência, engenho que possibilita ao homem “tecer sonhos e pesadelos”.

Sobre o autor – Sérgio Vicente Motta é professor de Literatura e Cultura Brasileiras do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários da Unesp, campus de São José do Rio Preto. Atua nos cursos de Graduação (Letras e Tradução) e no curso de pós-graduação em Letras, nas áreas de concentração em Teoria da Literatura e Literaturas em Língua Portuguesa. Desenvolve, nas linhas de pesquisa “Perspectivas Teóricas no Estudo da Literatura” e “Imagem, Música e Texto Literário”, estudos ligados ao gênero narrativo e suas formas, à linguagem poética e suas relações com outros sistemas semióticos.

Título: O engenho da narrativa e sua árvore genealógica: das origens a Graciliano Ramos e Guimarães Rosa
Autor: Sérgio Vicente Motta
Número de páginas: 501
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 70
ISBN: 85-7139-685-X
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site  www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom