Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 06 A história da Bahia em foco

Clientes

A história da Bahia em foco

Jun 20, 2007

No próximo dia 2 de julho, comemora-se o Dia da Independência da Bahia. A Editora Unesp publicou em co-edição com a Editora da Ufba dois livros do historiador Luís Henrique Dias Tavares relacionados ao assunto. Um deles trata da história da Bahia de um modo geral e o outro delimita o período da Sedição de 1798, conhecida também como Conjuração dos Alfaiates, à Revolta de 1824.

O livro Da Sedição de 1798 à Revolta de 1824 na Bahia (252 páginas, R$ 37) reúne seis estudos. Quatro são dedicados especificamente à Sedição de 1798 na Bahia, com abordagens que vão de questões ainda não resolvidas desse momento histórico à participação no motim do soldado e mártir Luís Gonzaga das Virgens, do desconhecido Francisco Agostinho Gomes – que construiu na Bahia uma biblioteca atualizada sobre o pensamento iluminista francês –, além de escravos presos na época, acusados de conspirar contra a escravidão.

Os outros dois textos da obra são "Cipriano José Barata de Almeida" e "O Levante dos Periquitos". No primeiro, Tavares relata a história política do revolucionário Cipriano José Barata de Almeida. E no segundo, relaciona os finais da luta armada pela independência do Brasil na Bahia às indecisões, ambigüidades e ameaças que cobriam o futuro do país nos anos posteriores à revolta, assim como aborda as conspirações e intrigas dirigidas ao retorno do Brasil à união política e administrativa de Portugal.

Em História da Bahia (542 páginas, R$ 60), Tavares resgata desde os primeiros grupos étnicos que habitavam a Bahia até fatos do segundo governo de Antônio Carlos Magalhães, de 1979 a 1983. Nesse período, narra e analisa momentos especiais da história local e brasileira, como as invasões holandesas e o ideário e a derrota militar do célebre levante conhecido como Sabinada, em 1837.

As obras de Luís Henrique Dias Tavares são chaves para a compreensão do Brasil contemporâneo, já que a Bahia desempenhou importante papel nos diferentes períodos da história do país e foi palco de reflexões que deixaram a contribuição de, por exemplo, Gregório de Matos, Antônio Vieira, Cipriano Barata e Anísio Teixeira.

Os livros da Fundação Editora Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.

 


 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom