Clientes
A poesia oral dos ribeirinhos e viajantes do Pantanal
Jun 13, 2007
A poesia oral dos moradores ribeirinhos e ex-moradores que passaram a habitar a periferia de Corumbá (MS), além de relatos de viajantes, são objetos de estudo em A voz e o sentido: poesia oral em sincronia, lançado pela Editora Unesp.
A poesia oral dos moradores ribeirinhos e ex-moradores que passaram a habitar a periferia de Corumbá (MS), além de relatos de viajantes, são objetos de estudo de Frederico Fernandes em A voz e o sentido: poesia oral em sincronia, lançamento da Editora Unesp.
Fernandes pesquisa a produção, manifestação, armazenamento e (re)significação do texto poético oral. E empreende um diálogo com diversos campos das Ciências Humanas e Teoria Literária. Trata-se de uma importante reflexão acerca das pesquisas de campo sobre a poesia oral, elegendo a região do Pantanal sul-mato-grossense como o lugar das suas investigações. Neste livro, o autor empreendeu uma viagem pela voz, no qual circulou pelos principais teóricos mundiais da cultura oral, dialogando com as tradições orais ribeirinhas, com narradores pantaneiros e diversos viajantes como Karl von den Steinen, Hercule Florence, Ferreira Moutinho, Lévi-Strauss, entre muitos outros.
A análise também inclui estudos das especificidades da cena performática da cultura oral (com destaque para Paul Zumthor), estudos da fenomenologia da recepção de Wolfgang Iser e H. R. Jauss, ao lado da contribuição da tradição lingüístico-literária oriunda dos formalistas russos (Roman Jakobson, Mikhail Bakhtin, Vladimir Propp), dos teóricos pós-estruturalistas e pós-modernos (de Foucault até Lyotard).
A voz e o sentido contribui para o estudo da dinâmica da poesia oral, que se transforma quando as pessoas as ouvem e as recontam, compartilham valores e representações, tornam-se narradores e ouvintes de uma mesma comunidade narrativa. O autor explica como se desenvolve o processo de construção e manutenção de uma manifestação poética nômade.
Sobre o autor – Frederico Fernandes é mestre e doutor em Letras pela Unesp, campus de Assis. É professor do departamento de Letras Vernáculas e Clássica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atua no programa de pós-graduação em Letras. Publicou Entre histórias e tererés: o ouvir da literatura pantaneira (Edunesp, 2002) e Oralidade e literatura: manifestações e abordagens no Brasil (Eduel, 2003), entre outros livros.
Título: A voz e o sentido: poesia oral em sincronia
Autor: Frederico Fernandes
Número de páginas: 409
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 60
ISBN: 978-85-7139-697-5
Data de publicação: 2007
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11)
3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br