07
07
A história de e por Jacques Le Goff
Uma vida para a história é a biografia intelectual de um dos grandes nomes da historiografia contemporânea, que chega agora, pela Editora Unesp, em sua segunda edição, revista e ampliada. Aqui, Jacques Le Goff conversa com Marc Heurgon sobre sua vida e estabelece as conexões entre a história e a memória, esclarecendo a da gênese da Nova História, corrente da qual é um dos principais nomes e que marcou profundamente a maneira de se entender a disciplina.
Editora Unesp e Imprensa Oficial lançam 'São Paulo - Artes e Etnias'
Preparação e revisão de textos
A Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da Unesp, promove de 16 a 19 de julho o curso Preparação e revisão: o trabalho com o texto. O objetivo é conhecer e desenvolver a prática de preparação/ copidesque e revisão de textos para publicação, proporcionando a discussão do trabalho do copidesque e do revisor em uma editora.
Palestra sobre poesia oral marca lançamento de 'A voz e o sentido'
O Iluminismo e a Revolução Francesa
Em 14 de julho, comemora-se o Dia da Liberdade do Pensamento bem como a Queda da Bastilha, marco do início da Revolução Francesa. A Editora Unesp possui em seu catálogo diversos livros que abordam tanto o projeto iluminista, base filosófica para o movimento revolucionário da burguesia contra a aristocracia e a monarquia absolutista do século XVIII na França, como a Revolução Francesa em si.
Lalada Dalglish em sessão de autógrafos na Off Flip
No próximo sábado, dia 7 de julho, Lalada Dalglish, autora de Noivas da Seca, obra recém-lançada pela Editora Unesp, participa da Sessão de Autógrafos com Autores da Off Flip, em Paraty.
9 de julho: Dia da Revolução Constitucionalista
No próximo dia 9 de julho, comemora-se o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932. A Editora Unesp possui em seu catálogo duas obras que são essenciais para compreender os precedentes e as conseqüências históricas do ambiente que suscitou a Revolução de 32. São eles: o recém-lançado Bombas sobre São Paulo, de Ilka Stern Cohen, e A epopéia bandeirante, de Antonio Celso Ferreira. No livro A epopéia bandeirante: letrados, instituições, invenção histórica - 1870-1940 (376 páginas, R$ 45), Antonio Celso Ferreira mostra de que forma intelectuais como os letrados paulistas buscaram no período de 1870 a 1940 criar uma identidade regional.
Controle e normalização de comportamento de menores infratores
<P>Críticas como “a Justiça não faz nada contra os menores infratores!” ou “a polícia prende, o juiz solta” são, geralmente, fundadas no senso comum. À primeira vista, o Poder Judiciário, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pode mostrar-se extremamente complacente com menores infratores. <P>No entanto, o que Maurício Gonçalves Saliba verifica no livro <EM>O olho do poder</EM>, lançamento da Editora Unesp, é a existência de uma ação dissimulada de controle social coercitivo no trabalho judicial com adolescentes infratores, estrategicamente diluído na metáfora educativo-pedagógica.