Clientes
Clássico econômico sobre desenvolvimento industrial no Brasil ganha nova edição
Sep 25, 2007
Estudo clássico que chega à sua terceira edição, Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil retrata a dinâmica de integração do mercado nacional e as políticas regionais de desenvolvimento durante o período contido entre 1930 e 1970.
Estudo clássico que chega à sua terceira edição, Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil retrata a dinâmica de integração do mercado nacional e as políticas regionais de desenvolvimento durante o período contido entre 1930 e 1970. Wilson Cano chama a atenção para o fato de que, enquanto integração e políticas regionais ensejam o vigoroso desenvolvimento capitalista periférico, intensifica-se durante este processo (no caso brasileiro) a desigualdade social.
A análise é focada na integração do mercado nacional e na intensificação das relações econômicas inter-regionais, desmistificando alegações da época, que afirmavam ser a concentração industrial em São Paulo uma das principais causas do atraso econômico da periferia nacional. Nesta nova edição, revisaram-se algumas análises, como a da política econômica que se segue à crise de 1929.
Em Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil, Cano mostra como, a partir da década de 1960, o processo de integração foi reforçado pelas políticas de desenvolvimento regional então criadas. Disso resultou forte expansão em todas as regiões do país, pondo abaixo as visões regionais estagnacionistas. No entanto, o notável crescimento industrial periférico e paulista foi incapaz de enfrentar a miséria, o desemprego e os baixos indicadores sociais, que, embora tenham diminuído, persistiram em altos níveis absolutos.
O desenvolvimento industrial, questão prioritária que ainda não recebe a relevância devida no país, tem em Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil uma ampla base de dados acompanhada por rigorosas análises e reflexões. Trata-se de um sólido ponto de partida para se pensar as atuais e futuras políticas econômicas nacionais.
Sobre o autor – Wilson Cano é doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp, onde é professor titular. Membro vitalício do conselho curador da Fundação Economia de Campinas e consultor da Fapesp. É autor de Introdução à economia, publicado pela Editora Unesp.
Título: Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil
Autor: Wilson Cano
Número de páginas: 348
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 48
ISBN: 978-85-7139-767-5
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11)
3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br