Clientes
Dante Moreira Leite desmonta estereótipos criados pelos conceitos de caráter nacional no Brasil
Sep 30, 2007
No clássico O caráter nacional brasileiro, Dante Moreira Leite exaustivamente analisa o conceito de caráter nacional e as sucessivas teorias e aplicações no caso brasileiro. Faz este exame recorrendo não apenas às formulações sociológicas, antropológicas e históricas, mas também pela imagem construída pela literatura. Uma leitura que se faz atual e necessária ao se notar como os debates sociais no Brasil ainda se movem por meio de estereótipos, quando não por preconceitos de raça ou regionais. É também uma denúncia do preconceito que está presente no discurso pseudocientífico do darwinismo social e em certo modelo de nacionalismo adotado no Brasil. O livro chega agora à sétima edição revista, publicada pela Editora Unesp.
No clássico O caráter nacional brasileiro, Dante Moreira Leite analisa exaustivamente o conceito de caráter nacional e as sucessivas teorias e aplicações no caso brasileiro. Faz este exame recorrendo não apenas às formulações sociológicas, antropológicas e históricas, mas também pela imagem construída pela literatura. Uma leitura que se faz atual e necessária ao se notar como os debates sociais no Brasil ainda se movem por meio de estereótipos, quando não por preconceitos de raça ou regionais. É também uma denúncia do preconceito que está presente no discurso pseudocientífico do darwinismo social e em certo modelo de nacionalismo adotado no Brasil. O livro chega agora à sétima edição revista, publicada pela Editora Unesp.
Da carta de Pero Vaz de Caminha a seus contemporâneos de meados do século XX, Moreira Leite passa por Euclides da Cunha, Silvio Romero, Oliveira Vianna, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, entre outros. Antes, analisa historicamente o destino das teorias do caráter nacional na Europa. Mostra também como os intelectuais brasileiros, fortemente influenciados pelos movimentos nacionalistas europeus, criaram uma idéia de Brasil sem que esta estivesse relacionada com a realidade política, social e econômica do país.
O resultado é uma clara demonstração da fragilidade de teorias onde a raça e o meio − ou qualquer outro estereótipo ou peculiaridades de apenas um grupo social − são os determinantes de uma cultura nacional. Em O caráter nacional brasileiro, desvenda as ideologias existentes ligadas à definição do caráter nacional brasileiro que geralmente não representam a autêntica tomada de consciência de uma nação, mas obstáculos para que um povo se torne livre de preconceitos.
Sobre o autor – Dante Moreira Leite (1927 – 1976) cursou Filosofia na Universidade de São Paulo, onde obteve seus títulos acadêmicos. Publicou O caráter nacional brasileiro, O amor romântico e outros temas, Psicologia e literatura, Psicologia diferencial, além das antologias Personalidade e O desenvolvimento da criança. Lecionou em diversas unidades da USP, da atual UNESP e da PUC. Foi professor visitante da Universidade de Wisconsin (Madison, EUA), em 1967, e, em 1974, assumiu a direção do Instituto de Psicologia da USP. .
Título: O caráter nacional brasileiro
Autor: Dante Moreira Leite
Número de páginas: 460
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 57
ISBN: 978-85-7139-764-4
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11)
3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br