10
10
14 de novembro: Dia da Alfabetização
A Editora Unesp possui em seu catálogo diversas obras que tratam da alfabetização e educação, temas em evidência com a proximidade ao Dia Nacional da Alfabetização, comemorado em 14 de novembro.
Os problemas filosóficos da matemática, e suas respostas, apresentados de maneira clara e acessív
O que estuda a matemática? Existem de fato objetos matemáticos propriamente ditos? Como a matemática pode ser útil na descrição do mundo natural? Tais questões, discutidas desde os gregos antigos, são problemas sobre a matemática e não de matemática. Exigem uma abordagem filosófica para serem adequadamente tratadas, pois transbordam os próprios limites da matemática (em outras palavras: a matemática dá origem a problemas que ela mesma não pode resolver).
Autores da Editora Unesp divulgam obras em Encontro de Biomedicina
O jornalista Marcelo Leite e os biólogos Luiz Cláudio Di Stasi e Clélia Akiko Hiruma-Lima lançam suas obras nos próximos dias 2 e 3 de novembro, no 10º Encontro Regional de Biomedicina, em Botucatu
5 de novembro: Dia do Cinema Brasileiro
Na próxima segunda-feira, 5 de novembro, comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. A Editora Unesp possui em seu catálogo importantes obras que contribuem para a compreensão da história do cinema no país e no mundo.
Marketing de serviços no mercado editorial
Curso acontece nos dias 5, 12 e 26 na Universidade do Livro. O objetivo é proporcionar um espaço de discussão sobre o mercado editorial, além de orientar na confecção de planejamentos estratégicos de marketing, envolvendo questões conceituais e práticas.
O que faz a vida durar, para os índios Mbya
A busca por modos de fortalecer a existência é uma questão central aos Guarani-Mbya, de acordo com a etnóloga Elizabeth Pissolato, que conviveu por dois anos com duas aldeias Mbya do litoral do Rio de Janeiro, Araponga e Parati Mirim. A experiência e a pesquisa de Elizabeth com esses índios são relatadas no livro A duração da pessoa, lançado pela Editora Unesp em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e o Núcleo de Transformações Indígenas (NuTI). A relação com os deuses, o trabalho dos xamãs, o bom comportamento entre os humanos, as andanças por diferentes lugares, o parentesco, os cuidados com as crianças e a vida diária são alguns temas tratados na obra.
Mercado de trabalho: interior x metrópole
O desemprego no interior é menor do que nos grandes centros urbanos do Brasil? Essa foi a questão que orientou a pesquisa de Alberto de Oliveira em Território e mercado de trabalho, lançamento da Editora Unesp. O autor desmistifica a idéia do “eldorado do interior”, comum desde os anos 90, e mostra que o desemprego deveria ser combatido com mudanças abrangentes na política macroeconômica e não por meio de programas pontuais de geração de emprego aplicados no país.
Novos cursos na Universidade do Livro em novembro
A Universidade do Livro divulga sua programação do mês de novembro. São quatro cursos destinados aos profissionais e futuros profissionais das áreas cultural e editorial, interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos ou ingressar no mercado de trabalho.
Estudo traz avanços na avaliação da radioatividade em águas mineiras brasileiras
Geoquímica do urânio aplicada a águas minerais apresenta resultados de estudos realizados nas estâncias hidrominerais das cidades paulistas Águas de Lindóia e Águas de Prata, que têm no turismo e na industrialização e comercialização de águas minerais suas principais atividades econômicas. No entanto, ainda é escasso o conhecimento disponível sobre a radioatividade dessas águas, mesmo que já em 1928 Águas de Lindóia tenha recebido a visita de madame Curie, na época em que se iniciavam os estudos sobre a radiatividade das águas minerais no Brasil.