Clientes
A atualidade do Contraponto e as maneiras de aprender a dominá-lo
Oct 03, 2007
Contraponto, lançamento da Editora Unesp, parte do questionamento sobre como um estilo desenvolvido na Idade Média pode ainda hoje expandir nossos horizontes perceptivos e estéticos. Amplia a questão até o ponto de imaginar jovens músicos, cuja formação tem muita influência pop ou roqueira, escrevendo não “melodias acompanhadas”, mas várias linhas melódicas autônomas que se superpõem e se entrelaçam na simultaneidade. O resultado é uma reflexão sobre o ensino e o aprendizado da Música. Vera Helena Massuh Cury pensa aqui sobre um segmento específico dos currículos de graduação em Música: o Contraponto.
Contraponto, lançamento da Editora Unesp, parte do questionamento sobre como um estilo desenvolvido na Idade Média pode ainda hoje expandir nossos horizontes perceptivos e estéticos. Amplia a questão até o ponto de imaginar jovens músicos, cuja formação tem muita influência pop ou roqueira, escrevendo não “melodias acompanhadas”, mas várias linhas melódicas autônomas que se superpõem e se entrelaçam na simultaneidade. O resultado é uma reflexão sobre o ensino e o aprendizado da Música.
Vera Helena Massuh Cury pensa aqui sobre um segmento específico dos currículos de graduação em Música: o Contraponto. Buscando os aspectos essenciais para o aprendizado do pensamento polifônico, concentra-se em três pontos principais: o material didático dirigido ao estudo do Contraponto, o perfil dos alunos dos cursos de graduação, e as respostas desses alunos a uma linha didática específica do ensino de Contraponto.
Longe de se constituir em uma disciplina histórica e árida, afastada da realidade dos jovens, o Contraponto surge aqui como uma possibilidade nova e atraente para escutar (e também entender) o mundo contemporâneo. Afinal, nada mais atual do que uma estrutura onde múltiplas direções convergem para pontos de equilíbrio comuns, criando uma totalidade complementar e interdependente de várias individualidades. Não é afim ao mundo digital do século XXI a música polifônica onde convivem diferentes temporalidades que coexistem simultaneamente? Para completar, Contraponto − O ensino e o aprendizado no curso superior de Música também oferece uma visão abrangente do processo pedagógico, onde o aluno se torna consciente de sua realidade temporal, relacionando o aprendizado com o mundo que o cerca.
Sobre a autora – Vera Helena Massuh Cury é mestre em Música pela Unesp na área de Musicologia/Etnomusicologia. Suas atividades didáticas, desenvolvidas em diversas instituições de ensino, incluem aulas de Harmonia, Contraponto, Análise, Apreciação Musical e Piano. Atualmente, é professora da disciplina Contraponto nos cursos de Música da Faculdade Santa Marcelina e da Faculdade Integral Cantareira.
Título: Contraponto − O ensino e o aprendizado no curso superior de Música
Autora: Vera Helena Massuh Cury
Número de páginas: 156
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 29
ISBN: 978-85-7139-759-0
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11)
3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br