11
11
Trilogia resgata os caminhos do ensino superior no Brasil
A história do ensino superior no Brasil, desde seus primórdios no período colonial até os primeiros anos da ditadura militar no século XX, é contada por Luiz Antônio Cunha em uma trilogia agora relançada pela Editora Unesp
O palhaço e a criação de seu personagem
O circo é uma arte universal, capaz de unir a todos em um momento mágico. É no sentido de mostrar o circo como um mundo real e irreal ao mesmo tempo que Andreia Aparecida Pantano nos aproxima desse ambiente no qual atuam os palhaços. A personagem palhaço (72 páginas, R$ 18), lançamento da Editora Unesp, chega em um momento especial: em 10 de dezembro comemora-se o Dia do Palhaço. Na obra, a autora apresenta uma síntese da origem e história do circo, indaga o que é ser um palhaço e discute o processo de criação dessa personagem.
Lançamentos examinam poder do Estado e reestruturação da economia mundial
No próximo dia 4 de dezembro (terça-feira), serão lançados juntos em São Paulo dois livros da Editora Unesp: Estado, política e classes sociais, de Armando Boito Jr., e Trajetórias , de Sebastião Carlos Velasco e Cruz.
Os diferentes caminhos trilhados pelos países periféricos na globalização neoliberal
Trajetórias, da Editora Unesp e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (Unesp/Unicamp/PUC-SP), examina reformas econômicas em países periféricos como parte da reestruturação da economia mundial
A renovação da teoria marxista a partir dos conceitos de poder político e classes sociais
A teoria política contemporânea e, em particular, a marxista, são objetos de estudo de Armando Boito Jr. em Estado, política e classes sociais. A natureza do poder político, o papel da política na mudança histórica, a estrutura e a função do Estado, as crises políticas e a cena político-partidária nas sociedades capitalistas são alguns temas tratados nos 12 ensaios reunidos neste lançamento da Editora Unesp. O autor analisa também o processo de conversão das classes em forças sociais atuantes no processo político, as distinções políticas e ideológicas no interior das classes trabalhadoras e a regressão da cidadania.
Preparação e revisão de textos
Curso acontece de 27 a 30 de novembro na Universidade do Livro. O objetivo é conhecer e desenvolver a prática de preparação e revisão de textos para publicação, proporcionando a discussão do trabalho do copidesque e do revisor em uma editora.
22 de novembro: Dia do Músico
A próxima quinta-feira, 22 de novembro, é dia do Músico e de Santa Cecília também, a padroeira dos músicos. A Editora Unesp brinda essa data destacando suas obras voltadas para músicos e para a música.
A edição de livros didáticos
Curso acontece de 21 a 23 de novembro na Universidade do Livro. O objetivo é conhecer as peculiaridades do trabalho editorial com livros didáticos, identificar problemas ligados ao conteúdo e à adequação textual, entre outros
20 de novembro: Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, presta uma homenagem a Zumbi, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, fundado em 1597 por escravos foragidos de engenhos na Serra da Barriga, onde é hoje o estado do Alagoas. Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1694 em uma emboscada. Torturado e decapitado, sua cabeça ficou exposta em praça pública, em Recife. Além de manter viva a memória de Zumbi, a data desperta uma reflexão sobre a história da população negra no país e suas condições de vida hoje. A Editora Unesp possui diversos livros que abordam o assunto. Um deles é Gilberto Freyre – Um vitoriano dos trópicos (484 páginas, R4 58), de Maria Lúcia Pallares-Burke, ganhador do Prêmio Senador José Ermínio de Morais 2006, da Academia Brasileira de Letras (ABL).