Clientes
Os diferentes caminhos trilhados pelos países periféricos na globalização neoliberal
Nov 25, 2007
Trajetórias, da Editora Unesp e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (Unesp/Unicamp/PUC-SP), examina reformas econômicas em países periféricos como parte da reestruturação da economia mundial
Trajetórias: capitalismo neoliberal e reformas econômicas nos países da periferia, lançamento da Editora Unesp e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (Unesp/Unicamp/PUC-SP), examina as experiências de reforma econômica nos países periféricos como parte do processo de reestruturação da economia mundial. Atento às semelhanças e diferenças da aplicação do chamado projeto neoliberal na Índia, na Coréia e na Argentina, Sebastião Carlos Velasco e Cruz analisa como as mudanças se relacionam com as transformações políticas em cada país, identificando os principais pontos de tensão, as tendências dominantes e os cenários mais prováveis.
O exame das transformações ocorridas nas últimas décadas é feito tomando como foco principal as mudanças nas instituições econômicas internacionais e na pauta dos atores mais relevantes: empresas e, principalmente, Estados e organizações internacionais. A partir desta análise, Velasco e Cruz compara as diferentes experiências de reforma econômica nos países em desenvolvimento. Para isso, trabalha com as peculiaridades do padrão indiano, do coreano e argentino de desenvolvimento, analisando cada contexto específico e as variadas conseqüências.
Concepção de mundo que fornece condições intelectuais para a superação das condições atuais, Trajetórias: capitalismo neoliberal e reformas econômicas nos países da periferia enfrenta também a configuração atual dos processos nacionais e o sistema-mundo. Trabalhando a partir de uma perspectiva histórica, possibilita um entendimento mais claro das condições que levam vários países periféricos a quebrarem um modelo, a ordem neoliberal, que até há pouco tempo era considerado inevitável. Uma perspectiva que ressalta o abismo existente entre as promessas do discurso neoliberal e a realidade que as políticas por ele inspiradas instaura.
Sobre o autor – Sebastião Carlos Velasco e Cruz é professor titular do Departamento de Ciência Política da UNICAMP e do Programa San Tiago Dantas de Relações Internacionais (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). Tendo publicado numerosos trabalhos, entre livros e artigos, sobre economia e política no Brasil contemporâneo, vem-se dedicando nos últimos anos ao estudo das relações internacionais. É autor de Globalização, democracia e ordem internacional - Ensaios de teoria e história (Editora Unesp e Editora da Unicamp, 2004).
Título: Trajetórias: capitalismo neoliberal e reformas econômicas nos países da periferia
Autor: Sebastião Carlos Velasco e Cruz
Número de páginas: 451
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 65
ISBN: 978-85-7139-784-2
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.
LANÇAMENTO E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
4 de dezembro (terça-feira), das 19h às 21h30, na Livraria da Vila, à Rua Fradique Coutinho, 915 (Vila Madalena – São Paulo – SP), fone. (11) 3814-5811.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11)
3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br