Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2007 12 A influência da geografia no desenvolvimento social e econômico da América latina

Clientes

A influência da geografia no desenvolvimento social e econômico da América latina

Dec 09, 2007

Como a geografia pode explicar as diferenças de desenvolvimento econômico e social na América Latina e entre os países da região e os altamente industrializados? Com esta questão em mente, John Luke Gallup, Alejandro Gaviria e Eduardo Lora desenvolveram um trabalho − originalmente patrocinado pelo Banco Mundial − fundamental para a elaboração de políticas públicas e que é agora lançado em português pela Editora Unesp. Geografia é destino? examina a ligação entre geografia e desenvolvimento econômico, inicialmente examinada comparando-se os diversos países e regiões do mundo.

A influência da geografia no desenvolvimento social e econômico da América latina

A influência da geografia no desenvolvimento social e econômico da América latina

Como a geografia pode explicar as diferenças de desenvolvimento econômico e social na América Latina e entre os países da região e os altamente industrializados? Com esta questão em mente, John Luke Gallup, Alejandro Gaviria e Eduardo Lora desenvolveram um trabalho − originalmente patrocinado pelo Banco Mundial − fundamental para a elaboração de políticas públicas e que é agora lançado em português pela Editora Unesp.

Geografia é destino? examina a ligação entre geografia e desenvolvimento econômico, inicialmente examinada comparando-se os diversos países e regiões do mundo. A partir da perspectiva internacional, os autores buscam determinar até que ponto a geografia é responsável pelas diferenças no desenvolvimento entre os países. Ligação esta que possui quatro canais básicos: a produtividade da terra, condições de saúde, freqüência e intensidade dos desastres naturais e acesso aos mercados.

Em seguida, passa-se para o ângulo interno, com análise das diferenças entre os estados e províncias do Brasil, México, Bolívia, Colômbia e Peru, e dos complexos canais pelos quais o clima, a localização e outras características geográficas afetam a produtividade, o crescimento econômico e a saúde. Neste olhar mais focado, observa-se como os mecanismos de causalidade interagem entre si de maneira complexa e imprevisível, juntando-se à geografia as forças institucionais e históricas, tanto quando políticas públicas revertem o quadro geográfico como quando as circunstâncias geográficas séculos atrás formataram diversos arranjos institucionais. Ou então entendendo as relações complexas entre saúde e condições climáticas.

Tendo em vista a diferença entre a (em grande parte) imutabilidade da geografia e o seu impacto sobre a economia e a sociedade, abordam-se ainda as políticas de desenvolvimento tecnológico que podem superar os obstáculos geográficos e ajudar a explorar as vantagens da geografia. Ou seja, baseados em um melhor entendimento da geografia, os autores discutem as políticas públicas que podem ajudar a controlar ou a canalizar sua influência na direção dos objetivos do desenvolvimento econômico e social. Pois a geografia será o destino de um povo se este se recusar a encarar os seus aspectos para que possa transformá-la.

Sobre os organizadores

John Luke Gallup, pesquisador econômico independente, estuda os problemas de pobreza, geografia e saúde nos países em desenvolvimento. Seus atuais projetos utilizam a minhoca na erradicação do agente laranja no Vietnã. Recentemente lecionou economia e foi pesquisador colaborador no Centro para o Desenvolvimento Internacional da Universidade de Harvard. Tem doutorado em economia e mestrado em demografia pela Universidade da Califórnia, câmpus de Berkeley.

Alejandro Gaviria é vice-diretor do Ministério do Planejamento da Colômbia. Foi membro da Fedesarrollo, principal instituição de pesquisa de políticas públicas da Colômbia, e pesquisador do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Escreveu sobre temas sociais e institucionais. Suas publicações mais recentes incluem artigos de jornal sobre crime e fraude, mobilidade social e corrupção, bem como um livro sobre a política educacional da Colômbia. É doutor pela Universidade da Califórnia, câmpus de San Diego.

Eduardo Lara, principal conselheiro do Departamento de Pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento, coordenou o relatório anual do Banco, Economia e Progresso Social na América Latina. Foi membro associado da Faculdade Saint Anthony da Universidade de Oxford, editor de Coyuntura Económica e diretor-executivo da Fedesarrollo. Entre suas numerosas publicações estão um livro didático sobre estatística econômica e um livro didático introdutório sobre a economia colombiana. É mestre em economia pela London School of Economics.

Título: Geografia é destino? Lições da América Latina
Autores: John Luke Gallup, Alejandro Gaviria e Eduardo Lora
Tradução: Fernando Santos
Número de páginas: 171
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 32
ISBN: 978-85-7139-778-1

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Brenda Volavicius | [email protected]
Carlos Sandano | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom