Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 06 Unil divulga programação para o mês das férias

Clientes

Unil divulga programação para o mês das férias

Jun 17, 2008

A Universidade do Livro, vincula à Fundação Editora da Unesp, divulga sua programação de cursos para o mês de julho. São quatro eventos destinados aos profissionais e futuros profissionais das áreas de marketing, cultura, design visual, produção editorial e demais interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos ou ingressar no mercado de trabalho.

Unil divulga programação para o mês das férias

Unil divulga programação para o mês das férias

A Universidade do Livro, vincula à Fundação Editora da Unesp, divulga sua programação de cursos para o mês de julho. São quatro eventos destinados aos profissionais e futuros profissionais das áreas de marketing, cultura, design visual, produção editorial e demais interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos ou ingressar no mercado de trabalho.

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

1. Plano de marketing editorial - campanhas, estratégias e comunicação

  • Objetivos: O curso pretende proporcionar um espaço para discussão sobre o mercado editorial, além de orientar na confecção de planejamentos estratégicos de marketing no que tange a questões conceituais e práticas.
  • Docente: Maria José Rosolino é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero e Relações Públicas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), respectivamente. Na Fundação Getúlio Vargas (FGV) cursou o Programa de Educação Continuada (PEC) em Administração de Marketing. É mestre em Hospitalidade na Universidade Anhembi Morumbi. Foi gerente de comunicação e marketing da Editora Scipione. Rosolino é também professora e coordenadora do curso de Produção Editorial na disciplina de Marketing Editorial da Universidade Anhembi Morumbi e sócia-proprietária do Escritório de Comunicação.
  • Quando: de 1 a 4 de julho, das 18h30 às 21h30 (carga horária: 12 horas)
  • Investimento: R$312 (R$ 249 para sócios e estudantes)

2. O passo a passo da produção editorial: acompanhamento dos trabalhos de edição do livro

  • Objetivos: O curso tem como objetivo acompanhar, etapa por etapa, o trabalho de edição do livro na sua fase de produção. Apresenta também propostas para otimizar este trabalho assim como prever todos os detalhes, dificuldades e soluções. O curso pretende ainda mostrar Como funciona uma editora e como o processo de produção editorial se encaixa no fluxo de produção.
  • Docente: Laura Bacellar trabalha no mercado editorial desde 1983. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS. Já foi editora da Mercuryo e Scipione. Sua especialidade é não-ficção, mas edita também livros de gênero paradidático, literatura adulta, infantil e de interesse geral. Escreveu três livros como ghostwriter e Escreva seu livro-guia prático de edição e publicação (Editora Mercuryo), com seu próprio nome. Pela Editora Scipione, adaptou cinco clássicos do inglês: Robinson Crusoé, Drácula, Sherlock Holmes, Frankestein e Rei Artur, além de ter escrito a obra infantil, Mini Larousse da educação no trânsito (Larousse do Brasil), em 2005. Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente é editora executiva da Palas Athena Editora.
  • Quando: 15 a 17 de julho, das 18h às 21h (carga horária: 9 horas).
  • Investimento: R$300 (R$ 240 para sócios e estudantes)

3. Design visual: Sistemas de identidade visual pelos processos analógico e digital - por Alexandre Wollner

  • Objetivos: o curso analisa, através da experiência de Alexandre Wollner, um dos maiores designers brasileiros, a história do nosso design, levando em conta sua origem, evolução, influências e caminhos futuros. Também são pautas de discussão as experiências, influências, o processo criativo, as práticas e os princípios que caracterizam o comportamento profissional do designer. O curso também visa compartilhar os significados desta profissão.
  • Docente: Alexandre Wollner é pioneiro na ampliação e na profissionalização do espaço de atuação do designer no Brasil. Foi aluno da primeira turma do Instituto de Arte Contemporânea do MASP, em 1951. Fez parte de uma das primeiras turmas da Escola de Ulm, na Alemanha, que serviu de modelo para a primeira escola de design no Brasil, a Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ, no Rio de Janeiro, no ano de 1963, da qual foi um dos fundadores e professor de comunicação visual. Criou, em 1958, com Geraldo de Barros, Walter Macedo e Ruben Martins, o primeiro escritório de design do país. É um dos responsáveis pela parcela mais representativa da produção de identidade corporativa no Brasil para empresas como Itaú, Hering, Philco, Eucatex, Metal Leve e Indústrias Klabin.
  • Quando: 22 a 25 de julho, das 18h às 21h (carga horária: 12 horas)
  • Investimento: R$ 445 (R$ 356 para sócios e estudantes)

4. Os novos desafios do direito autoral: O livro eletrônico e a editoração eletrônica. Contratos específicos e tradicionais. As diversas espécies de obras intelectuais literárias, artísticas, científicas, as dúvidas mais freqüentes e as discussões atuais

  • Objetivos: O curso visa apresentar as questões mais freqüentes e as recentes decisões acerca dos temas. Na ocasião serão tratados os novos desafios dos direitos autorais nas áreas de produção editorial e digital, as alterações que o mundo digital apresenta para as novas modalidades de produção cultural, sobretudo o livro digital em termos de sua produção e divulgação. O curso também apresenta as novas modalidades de contratos e os tradicionais.
  • Docente: Maria Luiza de Freitas Valle Egea é advogada e membro da Comissão Especial de Propriedade Imaterial da Ordem dos Advogados de São Paulo. Diretora da Associação Brasileira de Direito Autoral – ABDA e diretora da Associação Brasileira de Autores Visuais.
  • Quando: 28 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 18h (carga horária: 7 horas)
  • Investimento: R$ 334 (R$ 267 para sócios e estudantes)

Os cursos acontecem na sede da Universidade do Livro, à Praça da Sé, 108 (Centro – São Paulo). Informações detalhadas sobre os programas podem ser obtidas pelo site: www.editoraunesp.com.br, no link para a Universidade do Livro. Outras informações e reservas pelo telefone (11) 3242-9555 ou [email protected].


Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Thiago Borges | [email protected]
Camila Gomes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6466 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom