Clientes
Editora Unesp e Funarte relançam obra que investiga relação entre a audição e a visão
Jul 22, 2008
A Editora Unesp, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), reedita a obra Música: entre o audível e o visível, de Yara Borges Caznok. A publicação agora integra a coleção Arte e Educação, que tem como prioridade a valorização do desenvolvimento das artes no Brasil.
A obra investiga a participação da visão num domínio tido como eminentemente auditivo Para desenvolver o estudo, a autora busca apoio na filosofia de Merleau-Ponty. A análise feita pelo filósofo conclui que os sentidos se comunicam e é essa comunicação que Yara Caznok examina, considerando mais especificamente a dimensão visual presente na música, desde a composição até a audição.
O estudo, originalmente uma tese de doutorado apresentada na USP, constata por meio de investigação histórico-bibliográfica e de análise de repertório, que a audição sempre esteve estreitamente ligada à visão, ou seja, o ouvir na tradição da música ocidental articula-se ao ver desde há muito tempo.
O livro investiga também as relações da produção pictórica não-figurativa (abstrata) com a linguagem musical, focalizando com especial atenção a presença de parâmetros até então considerados como pertencentes apenas ao domínio musical em trabalhos de importantes pintores. Por fim, debruça-se sobre a obra do compositor contemporâneo húngaro György Ligeti.
Embora a obra focalize apenas a interpenetração de dois sentidos, a audição e a visão, pretende contribuir tanto para uma aproximação entre o público e as obras contemporâneas, quanto para uma ampliação, especialmente entre os músicos, da experiência do que pode vir a ser uma audição multissensorial.
Com base nessas investigações e análises, a autora quis mostrar que as fronteiras que distanciam e atribuem funções delimitadas aos sentidos da audição e da visão, ou seja, as clássicas definição e divisão das artes em dois grupos – artes do tempo: música, poesia e dança; artes do espaço: arquitetura, escultura e pintura – são, no fundo, fruto de um pensamento teórico, técnico e analítico alheio à criação e à vivência artísticas.
Sobre a autora - Yara Borges Caznok é mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP, doutora em Psicologia Social pela USP e concentra suas pesquisas na área de percepção musical. É professora do instituto de Artes da Unesp desde 1993.
Título: Música: Entre o audível e o visível
Autora: Yara Borges Caznok
Número de páginas: 242
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 40
ISBN: 978-85-7139-800-9 (Editora Unesp) 978-857507-098-7 (Funarte)
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br