Clientes
Editora Unesp e Funarte relançam obra sobre música e educação
Jul 31, 2008
A Editora Unesp, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), relança a obra De tramas e fios – Um ensaio sobre música e educação, de Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. O livro tem como tema o processo de ensino e aprendizagem da música, que retornou à grade curricular das escolas em 1996.
A publicação agora integra a coleção Arte e Educação, que prima pela valorização do desenvolvimento das artes no Brasil. Esta nova edição traz também o prefácio de Violeta Hemsy de Gainza, psicóloga social argentina especializada em educação musical pela Universidade de Columbia.
Lembrando que três décadas de ausência da educação musical provocaram grandes dificuldades de expressão e distanciamento, tanto do professor quanto do aluno, a autora repensa os modelos de implementação e as possibilidades de trazer a música de volta ao cotidiano escolar, de modo a combater a indigência cultural e reconhecer relevância das artes no processo educativo.
Defendendo a idéia de uma educação estética, Fonterrada lembra que “se o valor da música é um consenso entre os músicos, não o é em outros segmentos da sociedade” e examina a questão das visões do significado da educação musical em diferentes contextos sociais e históricos. Com este pano de fundo, analisa os métodos pedagógicos para este fim surgidos no século XX, além de chamar a atenção para as propostas latino-americanas.
Realizados os panoramas filosóficos e metodológicos da educação musical, iniciam-se os dois debates centrais do livro: qual ensino musical é apropriado para escolas brasileiras nas classes de educação infantil, fundamental e média e como resolver o vácuo de trinta anos “causado pela ausência quase total da música na escola brasileira”.
A necessidade de se compreender a música e os processos de ensino e aprendizagem desta arte estão ligados, assim, a uma visão da música como parte fundamental da cultura humana e com um papel crítico a desempenhar no sistema educacional. A música hoje pode fornecer o suporte necessário para a superação da crise de paradigmas da ciência e funcionar como um instrumento imprescindível para “romper a indigência cultural a que a escola está submetida”.
Sobre a autora - Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, docente do Instituto de Artes da UNESP, é mestre em Psicologia da educação, doutora em Antropologia pela PUC-SP e livre-docente em Educação Musical pelo Instituto de Artes da UNESP. É membro fundador do The World Forum for Acoustic Ecology – WFAE; do Forum Latinoamericano de Educación Musical – Fladem; e da Associação Brasileira de Estudos Canadenses. É membro do The Wolf Project, grupo canadense que se reúne anualmente para realizar a obra artístico-ecológica de Murray Schafer na floresta de Haliburton, Ontário.
Título: De tramas e fios – Um ensaio sobre música e educação
Autora: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Número de páginas: 364
Formato: 14 x 21 cm
Preço: 43
ISBN: 978-85-7139-799-6 (Editora Unesp) 978-85-7507-100-7 (Funarte)
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br