Clientes
Lançamentos da Editora Unesp na<br> 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Aug 13, 2008
1. A abolição
Emília Viotti da Costa
Narra a história de uma conquista de efeito limitado, apenas o primeiro passo na direção da emancipação do negro.
2. A Constituição brasileira de 10 de novembro de 1937 - Um retrato com luz e sombra
Paulo Sérgio da Silva
Aborda a Constituição brasileira de novembro de 1937 à luz do momento histórico em que surgiu e sob o enfoque normativo interno, sublinhando a vinculação histórica da normatividade jurídica.
3. A instituição da religião cristã
João Calvino
Um dos tratados teológicos mais influentes da história do Cristianismo, A instituição da religião cristã é a obra máxima de Calvino, autor universalmente reconhecido e estudado.
4. A invenção da adolescência no discurso psicopedagógico
Maria Rita de Assis César
Apresenta o tema da invenção da adolescência do ponto de vista da psicologia do desenvolvimento e da psicopedagogia.
5. A revolução iraniana
Osvaldo Coggiola
A “revolução dos aiatolás” é exemplar como fruto das variáveis definidoras de nossa época. O Irã da segunda metade do século XX está espremido entre a autocracia e a onda modernizadora.
6. A revolução vietnamita – Da libertação nacional ao socialismo
Paulo Fagundes Visentini
Revela como a trajetória vietnamita é mais rica do que a de mero coadjuvante em uma peça em que os verdadeiros protagonistas são os titãs da Guerra Fria.
7. A vida de Eça de Queiroz
Luís Viana Filho
Biografia que utiliza a vasta correspondência do artista, parte dela incorporada à Biblioteca Nacional de Lisboa. É possível assim conhecer o homem de humor irreverente e estilo simples e fluente.
8. A vida em Jesus Cristo – Segundo Nicolau Cabasilas e Santo Tomás de Aquino
Jean-Yves Leloup
Um paralelo entre as idéias de Tomás de Aquino e de Nicolas Cabasilas, dois representantes eméritos de Igrejas atualmente "separadas": a Igreja Católica Romana e a Ortodoxa.
9. As estrelas descem à Terra
Theodor W. Adorno
Inaugurando a Coleção Adorno, este livro aborda temas como a interpenetração entre o racional e o irracional e o processo de dominação característico do capitalismo tardio e a cultura de massas, a partir da análise da coluna de Astrologia publicada no The Los Angeles Times.
10. Atlântida - Pequena história de um mito platônico
Pierre Vidal-Naquet
As origens do mito da Atlântida, com Platão, e seus desdobramentos na Antiguidade greco-romana e bizantina, na Renascença e na Idade Moderna.
11. Biografismo – Reflexões sobre as escritas da vida
Sergio Vilas Boas
Estudos sobre biografias ainda são ocasionais. Alguns literatos, acadêmicos ou não, investigam sua autenticidade, sua veracidade, estilos de época e simbioses romanescas.
12. Cinco memórias sobre a instrução pública
Condorcet
Este texto clássico de Condorcet, escrito em 1791, traz análises de obras francesas e estrangeiras sobre a política em geral, sobre a legislação, sobre o direito.
13. Desconcentração produtiva regional do Brasil 1970-2005
Wilson Cano
A passagem da fase de intenso crescimento nos anos 70 para um longo período de incerteza, desemprego e neoliberalismo, que debilitaram fiscal e financeiramente o Estado brasileiro.
14. Direito e poder
Norberto Bobbio
Este livro mostra como Kelsen ocupa um lugar fundamental não só no estudo de direito de Bobbio, mas também em sua teoria política.
15. Diversidade étnica – Conflitos regionais e direitos humanos
Tullo Vigevani, Marcelo Fernandes de Oliveira, Thiago Lima
Debate os elos entre diversidade étnica, conflitos regionais e direitos humanos, verificando como a vida em sociedade desenvolve instrumentos de proteção de direitos.
16. Energia nuclear – Com fissões e com fusões
Diógenes Galetti e Celso Lima
Trata das regiões mais internas do átomo e da extração da energia lá contida, além de proporcionar importante discussão sobre o aproveitamento socialmente conseqüente dessa energia.
17. Formas de resistência camponesa: visibilidade e diversidade de conflitos ao longo da história - v. 1 - Concepções de justiça e resistência nos Brasis
Márcia Motta e Paulo Zarth (organizadores)
Reunião de 15 textos sobre a história social do campesinato, resultado de pesquisas produzidas em várias universidades brasileiras e em distintas regiões do país.
18. Geometria e estética – Experiências com o jogo de xadrez
Antonio Rodrigues Neto
O jogo de xadrez se tornou uma atividade que aproximou a geometria da estética, e vice-versa, passando a ser usado para melhorar a concentração, a organização e a interatividade social.
19. Georg Lukács – Etapas de seu pensamento estético
Nicolas Tertulian
Reunião de textos produzidos em diferentes circunstâncias, a partir de 1969, com a finalidade de permitir o acesso, por etapas sucessivas, à evolução do pensamento de Georges Lukács.
20. História em Quadrinhos – Impresso VS. WEB
Anselmo Gimenez Mendo
Com o advento da internet, a história em quadrinhos passa do papel para as páginas virtuais eletrônicas, aproximando-se cada vez mais de outras mídias como os videogames e os desenhos animados.
21. Introdução à sociologia
Theodor W. Adorno
Para Adorno, os conceitos não podem ser desvinculados dos objetos a que se referem. É essa a maneira, altamente intrincada, na qual formula a natureza inerentemente social dos conceitos da Sociologia.
22. João da Cruz – ou A noite habitada
Jean-Yves Leloup
Uma exposição objetiva da doutrina de São João da Cruz e dos grandes temas que constituem a doutrina católica e ortodoxa: teologia trinitária, cristologia e pneumatologia.
23. Jogos finais – Questões do pensamento político moderno tardio
John Gray
Apresenta as contradições e os conflitos da Nova Direita. Uma avaliação dura, crítica, em alguns passos até mesmo demolidora.
24. Machado de Assis – Ensaios da crítica contemporânea
Marcia Lígia Guidin, Lúcia Granja e Francine Weiss Ricieri (organizadores)
Visão variada e representativa das abordagens mediante as quais o problema crítico “Machado de Assis” vem sendo pensado por estudiosos contemporâneos de diversas linhas de pesquisa.
25. Monteiro Lobato – Livro a livro
Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini (organizadores)
Professores e pesquisadores dedicam um capítulo a cada livro de Lobato, discutindo linguagem, imagens, ilustrações e as práticas editoriais do escritor.
26. Movimentos sociais urbanos
Regina Bega dos Santos
Discussão sobre os movimentos sociais urbanos que se colocam contra uma determinada situação e procuram mudar esse status usando ou não a força física ou a coerção.
27. Napoleão
Thierry Lentz
Mais do que uma simples biografia, este livro propõe uma reflexão sobre a vida, a obra e a herança de Napoleão, sem as paixões de antigamente e com o recuo do historiador.
28. Narrativas juvenis – Outros modos de ler
João Luís Ceccantini e Rony Farto Pereira
Apresenta diferentes modos de ler os textos juvenis, procurando atribuir sentidos a uma produção literária contemporânea que cobra novas respostas interpretativas.
29. Nomadismos contemporâneos – Um estudo sobre errantes trecheiros
Eurípedes Costa do Nascimento
Um estudo sobre o tema da errância sob o viés da psicologia, a partir de relatos de indivíduos que perambulam por rodovias, geralmente em trechos delimitados, sobrevivendo da mendicância ou de pequenos e esporádicos trabalhos.
30. Novas lideranças políticas e alternativas de governo na América do Sul
Luis Fernando Ayerbe
São analisadas aqui seis experiências sul-americanas relacionadas à liberalização dos mercados, à emergência de novas forças políticas e movimentos sociais e à revalorização do protagonismo do Estado.
31. O historiador e seu tempo
Antonio Celso (organizador)
Um rastreamento sobre a transformação da fábrica da história em indústria cultural e os desdobramentos em termos de modos de produção, sujeitos, práticas, mercados, produtos e seus valores.
32. Os limites da ciência
Peter Medawa (organizador)
O livro é dividido em três ensaios: “Um ensaio sobre Scians”, “A Descoberta Cientifica Pode ser Premeditada?” e “Os limites da Ciência”.
33. Para que serve a verdade?
Pascal Engel e Richard Rorty
Os autores expõem e esclarecem suas profundas divergências, oferecendo vias de acesso privilegiadas a uma forma mais aprofundada de se pensar a verdade.
34. Posicionamento pelo GNSS – Descrição, fundamentos e aplicações
João Francisco Galera Mônico
A evolução das técnicas de posicionamento, os conceitos básicos, os aspectos práticos do GPS, a análise da qualidade dos resultados e da representação dos dados são alguns dos temas aqui abordados.
35. Processos de constituição e reprodução do campesinato no Brasil v. 1 – Formas tuteladas de condição camponesa
Delma Pessanha Neves e Maria Aparecida de Moraes Silva (organizadores)
Mostra o quanto a produção do trabalho familiar contribui para a condição de dominação em que se estruturam sistemas de concentração de poder econômico e político na sociedade brasileira.
36. Sob o signo da memória – Cultura escolar, saberes docentes e história ensinada
Sonia Regina Miranda
Define os horizontes e as fronteiras do saber histórico escolar. No século XIX, a história adquire uma identidade epistemológica e se afirma como um campo disciplinar voltado para a educação.
37. Trabalho compulsório e trabalho livre na história do Brasil
Ida Lewkowicz, Horacio Gutiérrez e Manolo Florentino
Aborda os padrões presentes no trabalho compulsório no Brasil, desde o uso da mão-de-obra indígena e o tráfico negreiro até as vicissitudes do trabalho infantil..
38. Um ironismo como outro qualquer – A ironia na poesia de José Paulo Paes
João Carlos Biella
Uma análise do princípio-corrosão da poética de José Paulo Paes, articulado com o humor e a ironia, como elementos de um possível projeto satírico do autor.
O stand da Editora Unesp na Bienal do LIvro de São Paulo fica na Avenida 1, Rua K.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11)
3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br