Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 09 Cidade perdida de Atlântida emerge em livro

Clientes

Cidade perdida de Atlântida emerge em livro

Sep 05, 2008

Em Timeu e Critias, Platão narra a terrível, mas eletrizante história de como um irado Zeus submergiu a fabulosa Atlântida. Nascia, nesses escritos, um mito duradouro, que atravessou a Antigüidade, a Idade Média e o Iluminismo para ainda hoje despertar a imaginação dos homens que debatem as mais variadas interpretações possíveis sobre o desaparecimento da misteriosa ilha. As reflexões acerca da fábula são o assunto de Atlântida - Pequena história de um mito platônico, do francês Pierre Vidal–Naquet, lançado no Brasil pela Editora Unesp.

Grande parte dos textos sobre a história é revelada, nesta análise de escritos de filósofos, pensadores e historiadores de 360 a.C até o século XX. Pierre Vidal-Naquet constrói uma narrativa erudita que jamais deixa de ser agradável, mostrando domínio da história antiga, moderna e contemporânea, e estabelecendo suas conexões com a política e o imaginário social. Apresenta, ainda, um conjunto fascinante de imagens, assim como passagens de inúmeros autores, traduzidos e comentados. As percepções populares mesclam-se às abordagens científicas, em um caleidoscópio original e sempre em mutação.

Para encontrar a cidade desaparecida no oceano, já que nos relatos platônicos sua localização não é exata, é preciso recorrer às noções de religião e pátria em cada época, quando os mais diversos autores tomam para si o trabalho de desvendar Atlântida para, na realidade, recriá-la. Há documentos do século XV, por exemplo, os quais afirmam que a ilha está localizada na Suíça. Outros que explicam a origem dos judeus como descendentes dos atlantenienses. Já no século XX, o mito toma formas romanescas e influencia óperas e comparações com o Terceiro Reich. Deste modo, ao percorrer os documentos da “atlantomania”, o autor acompanha o progresso do pensamento humano.

Sobre o autor – Pierre Vidal–Naquet (1930 – 2006) era historiador francês, especializado na Grécia Antiga. Escreveu Mito e Tragédia na Grécia Antiga, O mundo de Homero, além de sua autobiografia. Intelectual engajado, membro do Partido Comunista, lutava a favor dos direitos do homem e contra a prática da tortura.

Título: Atlântida – Pequena história de um mito platônico
Organizadores: Pierre Vidal Naquet
Número de páginas: 216 
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$: 48
ISBN: 978-85-7139-825-2

 

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom