Clientes
Democracia midiática desvenda os focos de ação da política em sua encenação de mídia
Sep 15, 2008
Estudando mídia e política ― e sua relação interdependente ―, o lançamento de Edições Loyola Democracia midiática: como a mídia coloniza a política reflete sobre as conseqüências da democratização construída pelos meios de comunicação. Consultando grandes pensadores, como Habermas e Tocqueville, os autores Thomas Meyer e Lew Hinchman explicam conceitos como midiocracia, lógica política, base democrata e liberdade de imprensa, estudando profundamente a relação entre as esferas midiática e política, suas realidades e prospecções.
Estudando mídia e política ― e sua relação interdependente ―, o lançamento de Edições Loyola Democracia midiática: como a mídia coloniza a política reflete sobre as conseqüências da democratização construída pelos meios de comunicação. Consultando grandes pensadores, como Habermas e Tocqueville, os autores Thomas Meyer e Lew Hinchman explicam conceitos como midiocracia, lógica política, base democrata e liberdade de imprensa, estudando profundamente a relação entre as esferas midiática e política, suas realidades e prospecções.
Ao trabalhar o conceito de Esfera Pública, os autores refletem sobre a política norte-americana e européia atual e a necessidade dos meios de comunicação para publicizar e legitimar suas ações, submetendo-se, assim, a modelos e imposições que não fazem parte de sua essência. A política torna-se assim um teatro midiatizado, onde produtores e jornalistas tentam a todo custo gerar audiência, criando dramas e narrativas que recortam realidades e as adaptam ao seu público. Os autores tomam como exemplo o show business e a publicidade envoltas na construção midiática, em que símbolos e signos se misturam em pré-produções e pós-encenações.
Democracia midiática: como a mídia coloniza a política estuda os níveis que a midiocracia consegue atingir com seus paradigmas e estruturas hierárquicas e mercadológicas, debatendo o processo de transição da democracia, ao qual a mídia está fortemente atrelada. Os autores colocam ainda em sua linha de pensamento a colonização pela mídia de massa, causando alterações na estrutura temporal e no centro de gravidade políticos, o que faz com que eles passem a reagir de forma totalmente contrária ao ambiente que o circunda. Relações como mídia e lógica partidária, mídia e democracia partidária e a questão da Internet e seu modo de agregar pessoas e valores em uma mesma plataforma são outros assuntos retratados nesta obra atual sobre a lógica midiática da sociedade contemporânea.
Título: Democracia midiática: como a mídia coloniza a política
Autores: Thomas Meyer e Lew Hinchman
Tradução: Cláudio Queiroz
Número de páginas: 216
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 30
ISBN: 978-85-15-03551-9
Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, clique no botão Onde comprar no site: www.loyola.com.br.
Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 2914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Fone/fax (11)
3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br