Clientes
Análise de experiências recentes aponta novos caminhos políticos na América do Sul
Oct 13, 2008
Desvendar os caminhos políticos da América do Sul neste princípio de século é o desafio que cumpre Novas lideranças políticas e alternativas de governo na América do Sul, estudo organizado por Luis Fernando Ayerbe.
Este lançamento da Editora Unesp, resultado do projeto desenvolvido pelo Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) com apoio da Fundação Friedrich Ebert, faz uma análise elucidativa em relação a seis experiências políticas latino-americanas em um cenário dividido pelo esgotamento de um ciclo econômico marcado pela liberalização dos mercados, a ascensão de governos dispostos a agir pela recuperação da liderança do Estado e a emergência de novas forças políticas e movimentos sociais.
O crescente descontentamento popular em relação a estas políticas liberais favoreceu o surgimento, segundo o livro, de novas lideranças que promoveram a revalorização do protagonismo do Estado e a recuperação das capacidades de gerência, em âmbito interno e externo. Por este ângulo, são analisados, separadamente, os governos de Lula (Brasil), Nestor Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Hugo Chaves (Venezuela), Rafael Correa (Equador) e Álvaro Uribe (Colômbia). Os diferentes textos que compõem a obra também investigam até que ponto essas novas experiências por que passam os países do continente são semelhantes, culminando com a apresentação de uma análise transversal e comparativa das políticas econômicas e das novas relações exteriores.
Novas lideranças políticas e alternativas de governo na América do Sul destaca a importância da democracia e do desenvolvimento com equilíbrio social como uma grande oportunidade histórica de transformação efetiva do perfil socioeconômico da região. E estimula um polêmico debate intelectual e político em relação a este novo cenário, buscando sempre contemplar a convergência em torno de sua temática central, preservando dessa forma a diversidade de perspectivas dos diferentes autores.
Sobre o organizador – Luis Fernando Ayerbe é professor adjunto do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara, e do Programa San Tiago Dantas de Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e PUC-SP. Foi Visiting Scholar na Universidade de Harvard e na Universidade Autônoma de Barcelona. Em 2001, recebeu o Prêmio Casa de Las Américas, na categoria Ensaio Histórico-Social, pelo livro Estados Unidos – América Latina: a construção da hegemonia (Editora Unesp).
Título: Novas lideranças políticas e alternativas de governo na América do Sul
Autor: Luis Fernando Ayerbe (org.)
Número de páginas: 308
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45
ISBN: 978-85-7139-830-6
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br