Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 10 Vencedor do Nobel de Medicina discute os limites da ciência

Clientes

Vencedor do Nobel de Medicina discute os limites da ciência

Oct 29, 2008

Peter Medawar, vencedor do Nobel de Medicina em 1960 por sua pesquisa sobre o sistema imunológico, busca, em Os limites da ciência, quebrar alguns preconceitos em relação à ciência, apresentando-a como o maior projeto já empreendido pela humanidade e discutindo sua natureza e limitações. Trata-se de um texto escrito em estilo claro no intuito de atrair o grande público e tornar acessível os temas da pesquisa científica, que acaba de ser lançado pela Editora Unesp.

Em três ensaios, Medawar apresenta suas idéias sobre o que é a ciência, salientando que seu método não é voltado para responder questões morais sobre o sentido da vida ou para determinar a existência de Deus. “Censurar a ciência por sua incapacidade de responder todas as questões que gostaríamos que ela respondesse é tão insensato quanto censurar uma locomotiva por não poder voar, ou por não poder realizar qualquer outra operação para a qual não foi projetada.”

Os limites da ciência fala de um conhecimento organizado que não expressa opiniões e crenças, mas fatos concretos que não podem ser negados, baseando-se em princípios de leis físicas e não apenas em teoremas. Aborda questões como a autolimitação da ciência, refletindo se há um limite intrínseco para o avanço do entendimento científico, seja ele cognitivo (apreensão e absorção pela consciência) ou lógico (originado da própria natureza do raciocínio). 

Também não faltam tópicos polêmicos, como a defesa do uso de animais nas experiências científicas, salientando porém que algumas pessoas entendem esta ação como um fato de degradação moral, ainda que o benefício seja de toda a humanidade. Outro ponto ressaltado é a necessidade que as “pessoas normais” não sejam excluídas do debate científico para que possam também opinar sobre os investimentos na área e a participação da mulher na ciência, que são tomadas como um exemplo de coragem por enfrentar o preconceito.

Sobre o autor - Peter Brian Medawar nasceu em 28 de fevereiro de 1915, em Petrópolis (RJ), e faleceu em 12 de outubro de 1987, em Londres (Inglaterra). Graduou-se em Zoologia em 1935 no Magdalen College, Oxford. Foi professor de Zoologia na Universidade de Birmingham (1947-51) e na University College, Londres (1951-62). Em 1960 recebeu o Prêmio Nobel de Medicina. Foi diretor do National Institute for Medical Research (1962-71) e professor de Medicina Experimental da Royal Institution (1977-83). É autor de The Uniquiness of the Individual (1957), The Future of Man (1959), The Art of Soluble (1967), The Hope of Progress (1972), The Life Science (1971), Pluto’s Republic (1982) e de sua autobiografia Memoirs of a Thinking Radish (1986).

Título: Os limites da ciência
Autor: Peter B. Medawar
Tradução: Antonio Carlos Bandouk
Número de páginas: 120 
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 25
ISBN: 978-85-7139-852-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

 

 

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom