Clientes
Dança do Leão abre o primeiro Instituto Confúcio no Brasil
Nov 25, 2008
Segundo uma lenda chinesa, quando a dança do leão é realizada, ocorre uma limpeza no ambiente, trazendo muita sorte e paz. O que faz com que ela seja executada quando há inaugurações como a que acontece no próximo dia 26 (quarta-feira), na Praça da Sé, em São Paulo, iniciando as atividades do Instituto Confúcio na Unesp.
Das 19h às 19h30, o grupo de Dança do Leão do Mestre Li se apresenta na Praça da Sé, dando as boas-vindas aos convidados, entre eles a vice-ministra de Educação da China, Tian Shulan; os reitores da Unesp, Marcos Macari, e da Universidade de Hubei, Luo Yonggen; o cônsul geral da China em São Paulo, embaixador Sun Rongmao; o secretário-adjunto da Cultura do Estado de São Paulo, Ronaldo Bianchi; o deputado federal Aldo Rebelo, presidente da Comissão de Amizade Brasil-China na Câmara dos Deputados, além de representantes de Ministérios e Secretarias de Estado, entidades de relacionamento bilateral, empresários e acadêmicos.
Primeiro no gênero no Brasil, o Instituto Confúcio na Unesp estréia uma nova etapa nas relações sino-brasileiras, com a instalação da entidade no marco zero da capital paulista, na Praça da Sé, 108, onde funciona a Fundação Editora da Unesp, que além de ceder o espaço será responsável por sua administração. Resultado de uma parceria entre a Unesp e a Universidade de Hubei, com a chancela do governo chinês, o projeto vai possibilitar novas formas de cooperação acadêmica e científica entre os dois países.
O início dos cursos livres – abertos à comunidade – está programado para o primeiro semestre de 2009, tendo como diferencial a expertise dos professores da Universidade de Hubei, tanto no ensino do idioma como no ensino da cultura e da história da China. Entre as atividades previstas, está a criação de um centro de intercâmbio cultural, que proporcionará a realização de palestras, exposições, exibição de filmes e documentários sobre a realidade chinesa. Sua manutenção contará, além do apoio das duas universidades e do governo chinês, com doações da comunidade, particularmente daqueles segmentos e empresas empenhados no aprofundamento do intercâmbio cultural e das relações de amizade entre o Brasil e a China.
Com sede central localizada em Pequim, o Instituto Confúcio é um órgão ligado ao Ministério da Educação, representado pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e pelo Departamento para Assuntos do Instituto Confúcio, órgão do Conselho Internacional da Língua Chinesa. Instalado em algumas das melhores universidades do mundo, o Instituto Confúcio na Unesp insere-se numa rede integrada por mais de 50 países.
Clique aqui para mais informações sobre o Instituto Confúcio na Unesp.
Instituto Confúcio na Unesp
Praça da Sé, 108 – 4º andar
CEP 01001-900 | São Paulo SP
Fone (+ 55 11) 3107-2943
Email: [email protected]
Inauguração: 26 de novembro de 2008, às 19h
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br