Clientes
Instituto Confúcio na Unesp
Nov 14, 2008
Promover o intercâmbio cultural com o Brasil, fomentar o ensino do mandarim e ajudar a compreender a China contemporânea são alguns dos objetivos do Instituto Confúcio que chega a São Paulo como resultado de uma parceria entre a Unesp e a Universidade de Hubei, com a chancela do governo chinês.
Além de incrementar o conhecimento e o diálogo entre os dois países, o projeto vai possibilitar novas formas de cooperação acadêmica e científica, estimulando inclusive a integração econômica, pois o conhecimento mútuo da língua e da cultura cria um ambiente mais favorável para o intercâmbio em todos os campos da atividade humana, inclusive o econômico e empresarial.
Primeiro no gênero no Brasil, o Instituto Confúcio na Unesp inaugura assim uma nova etapa nas relações sino-brasileiras, com a instalação da entidade no marco zero da capital paulista, na Praça da Sé, 108, onde funciona a Fundação Editora da Unesp, que além de ceder o espaço será responsável por sua administração.
O início dos cursos – abertos à comunidade –está previsto para o primeiro semestre de 2009, tendo como diferencial a expertise dos professores da Universidade de Hubei, tanto no ensino do idioma como no ensino da cultura e da história da China. Entre as atividades previstas, está a criação de um centro de intercâmbio cultural, que proporcionará a realização de palestras, exposições, exibição de filmes e documentários sobre a realidade chinesa. Sua manutenção contará, além do apoio das duas universidades e do governo chinês, com doações da comunidade, particularmente daqueles segmentos e empresas empenhados no aprofundamento do intercâmbio cultural e das relações de amizade entre o Brasil e a China.
O Instituto Confúcio no mundo
Com sede central localizada em Pequim, o Instituto Confúcio é um órgão ligado ao Ministério da Educação, representado pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e pelo Departamento para Assuntos do Instituto Confúcio, órgão do Conselho Internacional da Língua Chinesa. Instalado nas melhores universidades do mundo, o Instituto Confúcio na Unesp insere-se assim numa rede de integrada por mais de 50 países.
O nome
Confúcio, ou Kung-Fu-Tze (mestre kong), é uma das figuras históricas chinesas mais conhecidas em todo o mundo. Filósofo moralista e teórico político que viveu entre 551 a.C. – 479 a.C, desenhou um doutrina, o confucionismo, que ainda hoje exerce forte influência em toda a Ásia oriental. Seu sistema de governo, criado a partir de uma visão nostálgica das virtudes humanas, busca o bem-estar geral, além de colocar em pauta questões específicas, como o abrandamento das penas. Em sua visão, os critérios para uma vida social harmoniosa estavam ligados ao altruísmo, sabedoria, cortesia, integridade, fidelidade e justiça.
Missão
O Instituto Confúcio é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão promover o idioma mandarim e o ensino na língua e da cultura chinesas. Nas unidades onde está instalado, o formato dos cursos é definido por cada instituição parceira.
Atividades
A missão de ensinar o idioma e cultura chinesas inclui as seguintes ações:
- Oferecer cursos de mandarim.
- Ministrar cursos acadêmicos de língua chinesa, em tempo integral, comuns e especializados.
- Realizar treinamento de instrutores de língua chinesa para instituições locais provendo-os com recursos para o ensino da língua chinesa.
- Aplicar o exame HSK (Teste de Proficiência em Língua Chinesa) e administrar os procedimentos para a Certificação de Professores de Língua Chinesa.
- Providenciar informações e serviços de consulta relativos à educação, cultura, economia e sociedade chinesa.
- Promover pesquisa sobre a China contemporânea.
- Organizar atividades de intercâmbio cultural entre a China e o Brasil.
- Disponibilizar informações e consultas na China para o estudo no exterior.
- Divulgar livros, vídeos e serviços de áudio.
- Divulgar a cultura e as produções artísticas chinesas.
Por que na Unesp
A Unesp dispõe de uma marca forte, que a distingue entre as principais universidades do Brasil. A imagem do Instituto Confúcio, aliada à da Unesp, certamente ampliará horizontes para que a influência do Instituto se propague não só no Estado de São Paulo, como também em todo o Brasil e países da América do Sul, por meio da competente presença da Universidade nos países vizinhos onde desenvolve projetos e participa de programas com várias Universidades do Mercosul.
A Unesp realiza atualmente um grande esforço de internacionalização de suas atividades e, dentre os diversos países com os quais têm procurado aprofundar o intercâmbio científico e acadêmico, a República Popular da China ocupa lugar de destaque. Desde 2006 já foram estabelecidos – ou estão de vias de sê-lo – diversos convênios com universidades chinesas, entre as quais se destacam as Universidades de Hubei, Fudan e Macau.
Por que a Universidade de Hubei
A Universidade de Hubei é uma universidade de multidisciplinas. Seus cursos de Ciências Humanas tais como Letras, História, Cultura e Filosofia são famosos na China. O Ministério da Educação da China, por exemplo, considera a Faculdade de Letras da Universidade de Hubei como base de formação de talentos em letras na China e a Faculdade de História foi escolhida como o curso mais famoso das universidades da província. Ela foi a primeira universidade da China a desenvolver a área de estudos brasileiros, pois ainda em 1964 estabeleceu-se a Seção de Estudos Históricos Brasileiros nesta universidade. É também um importante centro, entre outros, de Estudos Latino-Americanos entre as universidades chinesas e possui professores e alunos que falam português e espanhol.
Contato
Instituto Confúcio na Unesp
Praça da Sé, 108 – 4º andar
CEP 01001-900 | São Paulo | SP
Fone (+ 55 11) 3107-2943
E-mail: [email protected]
www.institutoconfucio.unesp.br [em breve]
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11)
3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br