Clientes
Jorge Amado e o neo-realismo português: pontos de encontro
Dec 19, 2008
Ficção e convicção: Jorge Amado e o neo-realismo literário português, de Edvaldo Bergamo, lançamento da Editora Unesp, analisa como Jorge Amado, já nos anos 30, contribui para inspirar a literatura engajada dos romances neo-realistas portugueses, produzidos uma década mais tarde. A intenção é apresentar a verossimilhança estética e ideológica entre as narrativas amadianas e as inaugurais do movimento lusitano.
Para Bergamo, a literatura de denúncia social de Jorge Amado, ainda que tenha um caráter de militarismo político, não perdeu o lirismo e, assim, contribuiu para a “redescoberta do Brasil” por um Portugal que passava por questionamentos de afirmação e concretização de valores. Os romances escritos neste contexto resultaram em retratos da vida social e individual cotidiana e servem como instrumentos de análise histórica da sociedade.
Cacau (1933), Suor (1934), Jubiabá (1935) e Capitães de Areia (1937) são obras do escritor baiano que se tornaram populares em terras lusitanas por fazerem reivindicações de mudanças no âmbito social. Bergamo compara estas obras aos romances neo-realistas portugueses Gaibéus, de Alves Redol, Esteiros, de Joaquim Soeiro Pereira Gomes, Casa de Malta, de Fernando Namora e Cerromaior, de Manuel da Fonseca, publicados nos anos 40.
Ficção e convicção proporciona conhecer a importância de Jorge Amado para o desenvolvimento do neo-realismo português, que encontrou em seus livros a oportunidade de captar o movimento dialético da sociedade lusitana em seus diversos aspectos e problemas específicos.
Sobre o autor – Edvaldo Bergamo é licenciado, mestre e doutor em Letras pela Unesp, campus de Assis. Atualmente é docente da Universidade Federal de Goiás, onde desenvolve pesquisa e orienta alunos de graduação na área de Literatura, História e Autoritarismo.
Título: Ficção e convicção: Jorge Amado e o neo-realismo literário português
Autor: Edvaldo Bergamo
Número de páginas: 236
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 40
ISBN: 978-85-7139-873-3
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br