Clientes
Obra que originou reforma protestante recebe nova versão
Nov 17, 2008
Em 1559, não concordando com os ideais católicos, João Calvino finalizou A instituição da religião cristã, livro que se tornou referência para as doutrinas das “Igrejas reformadas”, entre elas, a que se convencionou denominar Calvinismo, assim como a Presbiteriana, a Anglicana e a Puritana. O primeiro de dois Tomos que a Editora Unesp lança agora em português é a tradução da última versão escrita em latim por Calvino, presenvando sua linguagem clara e didática, capaz de proporcionar uma leitura prazerosa sobre os conceitos instalados durante a Reforma Protestante.
Logo no prefácio, Calvino expõe os objetivos que pretende alcançar e sua visão sobre o que precisava ser mudado no cristianismo, criticando veementemente a Igreja Católica por vender indulgências e manipular os fiéis. Para ele, o ser humano já nasce pecador e só pode ser salvo por meio da fé que manifesta por Deus, sendo que Ele é superior ao mundo real e suas revelações e vontades se apresentam através das escrituras sagradas. O franco-suíço também pregava a livre interpretação da Bíblia e criticava qualquer culto a deuses ou santos, senão Deus. A elevação de imagens, mesmo com o intuito de construir uma representação concreta de Deus, é condenada por Calvino, que utiliza a Bíblia para estruturar seus argumentos.
Neste primeiro tomo, são publicados dois livros de um total de quatro. O primeiro traz capítulos que abordam desde a criação do homem, passando pela idolatria a outros deuses e ainda as Escrituras como guia para uma vida em Deus. O segundo trata de assuntos como as diferenças e semelhanças entre o antigo e o novo testamento, e o papel de Cristo como Redentor.
Obra máxima de João Calvino, A instituição da religião cristã configura-se como um dos tratados teológicos de maior influência na história do Cristianismo.
Sobre o autor – João Calvino (1509-1564) nasceu em Noyon, na França e morreu em Genebra, Suíça. Aprendeu latim, filosofia e dialética quando cursou a Universidade de Paris. Seu pai, um humilde tabelião, foi o responsável por iniciar seus estudos em teologia, mas entre os anos de 1528 e 1533, também estimulado por seu pai, Calvino iniciou seus estudos em Direito, passando pelas Universidades de Orleans e Bourges. Com o tempo suas idéias começaram a se acercar com os princípios de Lutero e a se distanciar dos ensinamentos católicos, o que o incentivou a escrever A instituição da religião cristã.
Título: A instituição da religião cristã
Autor: João Calvino
Tradução: Carlos Eduardo de Oliveira
Número de páginas: 508
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 83
ISBN: 978-85-7139-804-7
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br