Clientes
Reunião de últimas aulas revela um Adorno maduro
Nov 12, 2008
Além do fato de se tratar do último curso ministrado por Adorno, Introdução à Sociologia é o único cujas gravações em fita foram conservadas por completo. Neste lançamento da Editora Unesp, o segundo título da Coleção Adorno, o leitor encontra a mais autêntica visão de seu estilo como professor. E antes mesmo de examinar os temas expostos pelo filósofo alemão em suas aulas, há a percepção de que se trata de “um documento maior da experiência intelectual adorniana em seu momento de maturidade”.
Aqui, Adorno fornece a um amplo público de iniciantes tanto as principais balizas que nortearam sua prática de sociólogo quanto os meandros da Teoria Crítica da sociedade, da qual foi um dos principais representantes. Neste curso de Sociologia, centrado em torno à crítica do positivismo, se coloca de maneira transparente o que Gabriel Cohn chama, na apresentação que faz a este livro, da razão de ser da Teoria Crítica: “seu ‘vínculo interno’, seu resoluto impulso vital, foi a exigência ‘de um desenvolvimento e inter-relacionamento dialético de teoria filosófica e práxis científica específica’”.
Introdução à Sociologia também contribui para eliminar algumas leituras equivocadas que se faz da obra adorniana, como a de que ele teria uma atitude hostil à pesquisa empírica, considerada positivista. O que se pode observar nestas aulas, como observa Cohn, não é que haja teórico demais e empírico de menos, nem empírico demais e teórico de menos. O que há, para Adorno, é teórico de menos e empírico de menos.
Se há uma preocupação marcante que emerge destes registros é a de conceber a Sociologia como uma ciência marcada pelo empenho em descobrir na sociedade o que nela é essencial. E a referência essencial para Adorno não é desvendar os segredos de uma sociedade específica ou mesmo buscar conceitos para a sociedade de modo geral, mas de converter a vida em algo digno de ser vivido, pensando a espécie humana para além de suas conformações particulares.
Coleção Adorno – Empreendimento editorial que visa fornecer ao leitor brasileiro, de maneira padronizada, os principais textos publicados por Adorno. Serão editados os trabalhos mais importantes ainda não publicados em português, assim como novas traduções, em quatro coletâneas: Escritos sobre música, Escritos sobre sociologia, Indústria cultural e Escritos de psicologia social e psicanálise. Todos seus volumes são acompanhados por uma Introdução que contextualiza a obra no interior da experiência intelectual adorniana, atualiza os debates dos quais ela fazia parte e expõe os desdobramentos e influências da referida obra no cenário intelectual do século XX.
Título: Introdução à Sociologia
Autor: Theodor W. Adorno
Tradução: Wolfgang Leo Maar
Número de páginas: 358
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 42
ISBN: 978-85-7139-863-4
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br