Clientes
Ruas de Luanda são fontes para literatura angolana
Dec 12, 2008
Em 1975, quando conquistou sua independência de Portugal, Angola investiu em publicações infanto-juvenis para estimular o hábito da leitura. Mas seu caminho literário começou antes, como mostra Tania Macêdo no livro Luanda, cidade e literatura, lançamento da Editora Unesp que faz um panorama da identidade e do progresso da literatura angolana.
A análise densa – apoiada por trechos de textos e poemas – sobre a literatura de Luanda, capital de Angola, revela o potencial literário do país e também fornece um retrato dos medos e desejos da população ao revelar como a cidade se torna a protagonista preferida dos autores nativos. Homens, mulheres e crianças – vítimas de sérios problemas sociais – são retratados em seu árduo dia-a-dia e o tecido urbano oferece ricos cenários, como o mercado Roque Santeiro e suas 16 mil tendas.
Tudo visto a partir de três momentos cruciais: a chegada dos portugueses, a colonização e a re-africanização (atual). Os textos produzidos nos dois primeiros períodos são marcados pela presença do europeu e retratam os contrastes da cidade emblemática do império colonial português, que resultaram na busca pela re-africanização. Um processo de reafirmação da cultura negra que não é recente e tampouco está restrito ao continente africano, como mostram as mudanças que acontecerem nos Estados Unidos a partir dos anos 30. No entanto, o foco em Luanda, cidade e literatura está na discussão das variadas formas de representação e a importância que a letrada capital recebe na moderna literatura angolana, ávida por evocar o passado e suas tradições.
Sobre a autora – Tania Macêdo é livre-docente em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” e professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. É colaboradora no mestrado em Letras da Universidade Agostinho Neto, de Angola.
Título: Luanda, cidade e literatura
Autor: Tania Macêdo
Número de páginas: 237
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39
ISBN: 978-85-7139-859-7
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br