Clientes
Engel e Rorty discutem sobre a verdade, sua natureza e o valor que podemos lhe atribuir
Jan 05, 2009
Em novembro de 2002, em uma das conferências organizadas pelo Collège de Philosophie, os filósofos Richard Rorty e Pascal Engel discutiram a concepção de verdade, expondo as diferenças agudas entre a retórica da verdade objetiva, que independe do contexto, e a da solidariedade social, que valoriza o que importa na prática, em condições e locais transitórios. O resultado é apresentado em Para que serve a verdade?, lançamento da Editora Unesp.
Os problemas tratados aqui atualizam as questões que perseguem desde sempre os filósofos que se interrogam sobre a verdade, sua natureza e o valor que é necessário lhe atribuir. Rorty descarta a concepção que atribui à verdade uma propriedade substancial responsável por seus vários usos. Engel, por sua vez, destaca o paradoxo existente em não se crer mais na verdade apesar de as pessoas terem tanta sede de verdade. E cada um dos filósofos faz uma crítica profunda e detalhada da concepção de verdade adotada por seu “oponente” na construção de seu pensamento.
Como coloca o norte-americano, a pendência entre ele e Engel não está em saber se há uma coisa que se possa chamar de “o conhecimento objetivo”. Para Rorty, isso é uma evidência e o que os separa é a “questão de saber se podemos dizer que alguns domínios da cultura, algumas atividades humanas, podem atingir o conhecimento objetivo, enquanto outros não poderiam”. Divergem quanto considera desprezíveis as questões tradicionais da metafísica e da epistemologia por não terem estas nenhuma utilidade social.
Engel apresenta uma série de questionamentos, respondidos por Rorty. Neste percurso, Rorty e Engel expõem e esclarecem suas profundas divergências, oferecendo assim vias de acesso privilegiadas a uma forma mais aprofundada de pensar a verdade. Discutem sobre a “prática ordinária” do vocabulário da verdade e seus pressupostos objetivistas, o valor intrínseco da verdade como norma do pensamento e fim último da investigação, tanto na ciência quanto na vida cotidiana e outros pontos de vista envolvendo relativismo, ceticismo, dogmatismo.
Sobre os autores – Pascal Engel (1954) é professor na Universidade de Paris-Sorbonne. Sobre esse tema, publicou La dispute e La norme du vrai e Introdução à filosofia do espírito.
Richard Rorty (1931-2007) foi professor de Filosofia e da Literatura Comparada na Universidade de Stanford, Estados Unidos. Entre suas obras, a Editora Unesp publicou, em 2005, Filosofia, racionalidade e democracia – debate entre Richard Rorty e Jürgen Habermas, e, em 2006, Contra os patrões, contra as oligarquias, uma conversa com Richard Rorty.
Título: Para que serve a verdade?
Autores: Pascal Engel e Richard Rorty
Número de páginas: 88
Formato: 11,7 x 19 cm
Preço: R$ 23
ISBN: 978-85-7139-835-1
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br