Clientes
Importância da Estrada de Ferro Sorocabana e suas relações de trabalho
Dec 08, 2008
Com início de atividades em 1875, a Estrada de Ferro Sorocabana tornou-se uma importante via para o escoamento da produção agrícola nas áreas atingidas pela sua extensa malha ferroviária no interior do Estado de São Paulo. Porém, como demonstra Maria de Fátima Salum Moreira na obra Ferroviários, Trabalho e Poder, da Editora Unesp, os objetivos deste empreendimento ultrapassam os seus aspectos meramente econômicos e indicam para a dinâmica das relações de poder vividas no cotidiano do trabalho ferroviário.
O livro destaca os conflitos e tensões que permearam a implementação de inovações técnicas e científicas pela administração ferroviária, no período 1920-1940. Demonstra que tais medidas estavam envolvidas com o esforço de gestão e controle do mercado e do processo de trabalho por setores da elite dirigente no país.
A partir de uma análise minuciosa, que vai do micro ao macro-recorte social, Maria de Fátima apresenta tanto as estratégias de disciplinamento, controle e poder empregadas pela empresa, como as práticas de luta e resistência dos ferroviários dentro e fora de seus locais de trabalho.
Segundo a autora, o propósito de desenvolver uma identidade homogênea e associada às idéias de “ferroviário ideal”, “integrante da grande família ferroviária” e “responsável pelo progresso da nação”, além de mobilizar uma intensa produção discursiva por parte da empresa, também determinou suas práticas de intervenção sobre várias iniciativas de gestão da vida social, antes organizadas autonomamente pelos ferroviários: suas escolas, clubes sociais e esportivos, bandas de música, bibliotecas, armazéns etc.
A partir de intenso trabalho com fontes escritas e orais, memórias, processos administrativos e imprensa, entre outros, a autora de Ferroviários, trabalho e poder desvenda as táticas dos ferroviários em se apropriar – e muitas vezes subverter – os interesses e estratégias de controle que vivenciaram.
Sobre a autora – Maria de Fátima Salum Moreira é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com graduação e mestrado em História pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Assis. Escreveu artigos em livros e periódicos nacionais e internacionais envolvendo discussões sobre cultura e poder, com ênfase em educação, gênero, raça e classe social.
Título: Ferroviários, trabalho e poder
Autor: Maria de Fátima Salum Moreira
Número de páginas: 192
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39
ISBN: 978-85-7139-871-9
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br