Clientes
Estudos relacionam a questão agrária às políticas de desenvolvimento nacional na globalizaçã
Mar 16, 2009
Em As cidades cercam os campos, a reforma agrária é entendida como algo inerente ao desenvolvimento nacional e não uma questão isolada a ser resolvida, tanto econômica quanto politicamente. Neste lançamento da Editora Unesp, os estudos reunidos enveredam nos caminhos pelos quais a agricultura de países em desenvolvimento, em especial o Brasil, conectou-se com a economia mundial do pós-guerra, vinculando o mundo “agro” à Economia Política Internacional. Apresenta, ainda, experimentos nacionais relevantes de reforma e desenvolvimento agrários, como os casos do Japão, Coreia e Filipinas.
Os autores partem de uma análise do Brasil no macro e no microambiente, demonstrando como a agricultura se molda e interage com esses fatores. A partir disso, um breve relato histórico é construído, ressaltando os principais fatos que impactaram diretamente no setor: a criação do BNDES, o plano 50 anos em 5, de Juscelino Kubitschek, a crise do petróleo na década de 1970 e a globalização, que proporcionaram a industrialização e a consolidação do agronegócio.
Essa evolução toma forma com os dados, que demonstram a evolução do agronegócio, a criação de redes interativas entre os integrantes desse meio e as representações que culminam na inclusão dessas esferas em círculos internacionais. Tal estruturação ressalta alguns dos pontos cruciais para a construção de um programa de desenvolvimento agrário, sem esgotar as possibilidades de pontos de debate.
A obra também faz uma reflexão acerca da necessidade de investimento em conhecimento, pesquisa e extensão. Segundo os autores, o conhecimento é parte estratégica do progresso de um local, devendo ele ser parte das políticas públicas de uma nação, não apenas iniciativas de empresas privadas que buscam aumentar seu capital.
As cidades cercam os campos conta ainda com monografias sobre os casos do Japão, Coreia e Filipinas, que ajudam a vislumbrar, tanto pelas convergências como divergências, os fatores de inércia e de mudança. Um livro que “traz novas contribuições e revigora o debate sobre a reforma agrária com a incorporação de abordagens de diferentes campos do conhecimento”, afirma o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, que assina o prefácio.
Sobre os autores – Reginaldo C. Moraes é doutor em Filosofia (USP), professor-titular de Ciência Política (Unicamp). Carlos Henrique Goulard Árabe é economista, mestre em Ciência Política e doutorando em Ciência Política no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH-Unicamp). Maitá de Paula e Silva é mestre em Ciência Política (Unicamp) e pesquisadora do Centro de Estudos Internacionais e de Política Contemporânea (Ceipoc-Unicamp).
Título: As cidades cercam os campos
Autores: Reginaldo C. Moraes, Carlos Henrique Goulart Árabe, Maitá de Paula e Silva
Número de páginas: 160
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 26
ISBN: 978-85-7139-820-7
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br