Clientes
Livro de Vamireh Chacon revela as origens das ciências sociais no Brasil
Feb 09, 2009
Em 1827, D. Pedro I criou a lei de 11 de Agosto, medida que resultou no surgimento das duas primeiras Faculdades de Ciências Jurídicas e Sociais em território brasileiro. Uma, localizada em Olinda-Recife, e outra, na cidade de São Paulo. Em 1969, Vamireh Chacon publicou Da Escola do Recife ao Código Civil (Arthur Orlando e sua geração), premiado estudo sobre as obras de Tobias Barreto e os principais integrantes da Escola do Recife. Revisado e ampliado, o livro é agora relançado pela Editora Unesp com o título de Formação das ciências sociais no Brasil (Da Escola do Recife ao Código Civil).
Mais experiente, o autor procurou enriquecer e melhor ordenar a antiga edição com novas pesquisas, aprofundando e interpretando o papel da Escola do Recife e seus grandes expoentes como Tobias Barreto, Arthur Orlando e Sílvio Romero na formação das ciências sociais no Brasil. Também está acrescido uma analise sobre a influência desempenhada pelos juristas do Recife, tanto no campo do pensamento quanto no campo prático das inúmeras faculdades de direito que posteriormente foram surgindo em outras regiões do Brasil.
A relação entre os integrantes da Escola de Recife é outro ponto de discussão da obra, embora os grandes amigos Tobias Barreto e Sílvio Romero tivessem algumas influências distintas. O primeiro era bastante apegado aos pensamentos da cultura alemã, o segundo enxergava na influência inglesa os novos horizontes a serem discutidos no cenário brasileiro.
Apesar de Tobias Barreto e Gilberto Freyre serem apontados como as principais figuras da Primeira e da Segunda Escola do Recife, Vamireh Chacon ressalta que Gilberto Freyre pouco tinha em comum com Tobias Barreto. Segundo o estudo, foi Sílvio Romero o responsável pelo elo existente entre as duas escolas. Neste relançamento estão também acrescidos anexos sobre implicações e desdobramentos da primeira à segunda Escola do Recife.
Sobre o autor – Vamireh Chacon é professor titular da Universidade Brasília, onde foi diretor do Instituto de Ciência Política e Relações Internacionais. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-doutorado pela Universidade de Chicago.
Título: Formação das ciências sociais no Brasil
Autor: Vamireh Chacon
Número de páginas: 364
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 52
ISBN: 978-85-86315-21-3
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br