Clientes
O minucioso mergulho de Luís Viana Filho na vida do Barão do Rio Branco
Mar 02, 2009
José Maria da Silva Paranhos Júnior, mais conhecido como Barão do Rio Branco, foi uma figura essencial no cenário político brasileiro do final do século XIX. Foi fundamental para a obtenção dos Estados do Acre e Amapá e representou o Brasil como cônsul geral por muito tempo. Sua vida pessoal é desvendada pelo “príncipe dos biógrafos”, Luís Viana Filho, na obra A vida do Barão do Rio Branco, lançamento da Editora Unesp, em parceria com a Edufba.
O autor mergulha fundo na vida do Barão, fato percebido ainda nas primeiras páginas da biografia, que relata a estrutura da família de seu personagem. Essa minuciosa investigação acontece com a ajuda de cartas e documentos da época, embora Rio Branco tenha deixado poucos escritos.
A tentativa de discrição de Paranhos não impediu que o biógrafo encontrasse os mais importantes acontecimentos de sua vida, como sua fase boêmia quando jovem e seu envolvimento com uma atriz francesa, que mais tarde lhe deu um filho e tornou-se sua esposa. Viana Filho demonstra que, apesar de o Barão do Rio Branco ‒ título concedido pela Princesa Isabel ‒ ter alcançado os mais altos degraus da política do Brasil do século XIX, teve uma tortuosa vida pessoal.
O relacionamento com seus filhos e amigos é mostrado na obra por meio de trechos de cartas, que revelam sua intimidade com D. Pedro II, quem lhe ofereceu o cargo de cônsul do Brasil em Liverpool, emprego que aceitou para fugir de um amor proibido, pois já estava casado.
O livro é repleto de curiosidades: Rio Branco ganhou na loteria assim que se formou em Direito, mas, mesmo assim, morreu com poucos contos de réis no banco, insuficiente para deixar um testamento. A caótica vida desse personagem tem como pano de fundo os bastidores do progresso político-social brasileiro e a forma de narrar encontrada pelo autor é comprometida com a veracidade das passagens e faz com que à medida que lemos, Barão do Rio Branco se torne real.
Sobre o autor – Luís Viana Filho, professor, jornalista, político, biógrafo, historiador e ensaísta, nasceu em Paris, França, em 28 de março de 1908, foi registrado no Distrito da Sé, Salvador (BA) e faleceu em São Paulo (SP), em 5 de junho de 1990. Em 1925, matriculou-se na Faculdade de Direito da Bahia, pela qual se graduou em Ciências Jurídicas e Sociais em 8 de dezembro de 1929. Homem de múltiplas atividades, Viana Filho colaborou até o fim da vida em diversos órgãos da imprensa e ganhou renome produzindo detalhados relatos sobre a vida e a obra de José de Alencar, Barão do Rio Branco, Eça de Queiroz e Anísio Teixeira, livros agora relançados pela Editora Unesp.
Título: A vida do Barão do Rio Branco
Autor: Luís Viana Filho
Número de páginas: 552
Formato: 16 x 23
Preço: R$ 65
ISBN: 978-85-7139-887-0
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br