Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 02 Sem Deus e sem Rei: a trajetória do polêmico Júlio Ribeiro

Clientes

Sem Deus e sem Rei: a trajetória do polêmico Júlio Ribeiro

Feb 26, 2009

Em Erudição e ciência: as procelas de Júlio Ribeiro (1845-1890), Célia Regina da Silveira recompõe a trajetória deste escritor naturalista do século XIX, estigmatizado como dono de uma mente enferma e imediatamente associado ao romance A Carne. Neste lançamento da Editora Unesp, descortina-se uma realidade mais complexa, de um profissional das letras que também se dedicava à retórica, à filologia e à história em um Brasil que vivia a transição da Monarquia para a República.

O livro segue Ribeiro por Sorocaba, Campinas e São Paulo, lugares onde buscou o reconhecimento de sua erudição e de seu talento nas letras. Filho de uma brasileira com um americano artista de circo, ainda jovem, passou a escrever para importantes jornais e, ao expor seus ideais controversos, colecionou inimigos ao longo de sua vida. Para ele, escrever era uma prática social, que consistia em abrir caminhos. A Carne, seu projeto mais famoso, foi combatido pela crítica daquela época por sua obscenidade, o que, por outro lado, despertou o interesse do público jovem, tornando-se um grande sucesso.

Ao resgatar o escritor maldito no qual a tradição transformou Ribeiro, Célia Regina também evita o recurso fácil de construir um herói vitimizado. Como coloca Antonio Celso Ferreira na introdução a Erudição e ciência, ao fugir das generalizações e simplificações apressadas, ela busca compreender as circunstâncias em que foi delineada a imagem de Ribeiro como polemista intransigente, desequilibrado e incoerente em termos pessoais, políticos e estéticos. Com isso, alcança tanto a reconstrução de um escritor multifacetado quanto mostra a maneira como um Brasil do século XIX lidava com o debate de ideias transgressoras.

Mobilizando textos da imprensa e literários, aprofundando-se em polêmicas e nas afinidades eletivas de Ribeiro, Erudição e ciência dialoga com as contradições inevitáveis de um escritor que não fazia concessões, mas buscava a aprovação de uma sociedade arcaica. Mostra tanto as visões e utopias de um cidadão que se queria “Sem deus e sem Rei” quanto as de uma sociedade em busca de mudanças.

Sobre a autora – Célia Regina da Silveira nasceu em Ida Iolanda, interior de São Paulo, em 1971. Graduou-se em História pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Assis, em 1993, onde também concluiu o mestrado (1997) e o doutorado (2006). É professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 1997 e dedica-se ao estudo das relações entre história e literatura.

  

Título: Erudição e ciência: as procelas de Júlio Ribeiro (1845-1890)
Autora: Célia Regina da Silveira
Número de páginas: 245
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 40
ISBN: 978-85-7139-879-5
Coleção: PROPG

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom