Clientes
Livro desvenda a história não contada da São Paulo colonial
Apr 15, 2009
Em História de São Paulo Colonial, lançamento da Editora Unesp organizado por Maria Beatriz Nizza da Silva, são discutidos os momentos cruciais da história de uma capitania em geral pouco estudada, mas não menos atraente do que a de outros estados brasileiros como Bahia ou Rio de Janeiro. O longo período em que esteve fora do controle da Coroa foi um diferencial histórico que, as páginas deste livro revelam, provocou fascinantes passagens.
A obra abrange desde os primórdios da história paulista, quando ainda se chamava Capitania de São Vicente, até chegar ao complexo processo que culminou com a independência do Brasil. Rejeitando o resumo simplista dos registros historiográficos, os pesquisadores percorrem arquivos de São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa. Fazem uma criteriosa escolha dos temas e fornecem elementos para contar uma história e revelar nuances até agora não totalmente desvendadas.
História de São Paulo colonial apresenta em seus quatro capítulos o período donatarial (1532-1709), as novas fronteiras e a influência que foi estabelecida com a descoberta do ouro (1710-1756), a recuperação da autonomia paulista em relação ao Rio de Janeiro (1756) até chegar ao movimento constitucional. Períodos que marcam a consolidação de uma das regiões mais importantes e significativas da história do Brasil.
Sob diferentes ângulos, percorrem-se os conflitos entre a população e os eclesiásticos, a posse da terra e de escravos, o começo da militarização da capitania, os processo da inquisição, a deserção de soldados, a prática da justiça e aspectos econômicos, políticos, educacionais e culturais. A pesquisa abrange ainda questões como a posse da terra e de escravos na capitania, sua demografia, o casamento entre brancos e negros, além de refletir sobre a participação da província e a cultura política presente no processo de independência do Brasil.
Sobre a organizadora ‒ Maria Beatriz Nizza da Silva graduou-se em História e Filosofia na Universidade de Lisboa, cidade em que nasceu. Em 1963, radicou-se no Brasil, lecionando no Departamento de Filosofia da USP, onde doutorou-se em 1967, e depois no Departamento de História da mesma universidade. Aposentou-se em 1990, como professora titular de Teoria e Metodologia da História, sendo convidada por universidades portuguesas para assumir a cátedra de História do Brasil. É autora de vários livros, entre os quais se destacam Cultura no Brasil Colônia (1981); Sistema de casamento no Brasil colonial (1984); História da família no Brasil colonial (1998); A cultura luso-brasileira: da reforma da Universidade à Independência do Brasil (1999); Donas e plebéias na sociedade colonial (2002) e Ser nobre na Colônia (Editora Unesp, 2005).
Título: História de São Paulo colonial
Autor: Maria Beatriz Nizza da Silva (org.)
Número de páginas: 346
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 48
ISBN: 978-85-7139-867-2
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br