Clientes
O papel da oralidade na Educação Matemática
Apr 29, 2009
A fim de discutir o espaço escolar e as práticas de ensinar e aprender Matemática, além de ressaltar dinâmicas próprias à pesquisa em Educação Matemática, incluindo o método da História Oral, o autor de A experiêncira do labirinto: metodologia, história oral e educação matemática, lançamento da Editora Unesp, Antonio Vicente Marafioti Garnica, ousadamente, cita um conto de Borges. Este se torna um interlocutor para que as políticas sanitárias em relação à hanseníase no início do século XX possam ser compreendidas.
A partir de um diálogo de expressões artísticas, posturas, metodologias e áreas do conhecimento, o autor entrelaça textos literários e acadêmicos, análises críticas e imagens, fazendo com que ocorra um profundo debate sobre questões atuais na área de pesquisa em Educação e em Educação Matemática. A experiência do labirinto defende que somos um texto e que, portanto, estamos suscetíveis à análise do outro. Desse modo, sonhos, fantasias e limitações podem ser revelados, tornando-se possível que esse outro nos conheça no que somos, no que queremos ser e no que queremos que o outro acredite que somos. Assim, o livro é uma tentativa de tornar públicas deficiências usual e propositalmente veladas.
Com um estilo ensaísta, Garnica mostra como é possível se entregar a inúmeros caminhos e atalhos sem, necessariamente, buscar apenas um resultado ou fechamento. Dessa maneira, é possível tanto focar-se em vários temas sem que nenhum seja esquecido, como também procurar diversos interlocutores sem que nenhum seja ignorado, podendo assim, sem temer o caos, abraçar a forma de análise e registro denominada pelo autor de “rizomática”.
O livro retrata ainda que o processo de capturar instantes, registrá-los e disponibilizá-los publicamente não tem um incrível resultado direto e linear. Ele expõe inseguranças, debilidades, sucessos e contaminações, os quais apenas ficam ocultos sob as investigações “científicas”.
Sobre o autor – Antonio Vicente Marafioti Garnica é bacharel em Matemática, com mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Unesp, campus de Rio Claro. Realizou estágio de complementação junto à Universidade de Lisboa e pós-doutorado na Indiana University – Purdue University de Indianapolis (EUA). É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, coordena o Grupo de Pesquisa “História Oral e Educação Matemática” e atualmente é professor de cursos de graduação da Faculdade de Ciências da Unesp, campus de Bauru, e dos programas de pós-graduação em Educação Matemática (Unesp/Rio Claro) e Educação para a Ciência (Unesp/Bauru). Seus principais temas de interesse em pesquisa são a formação de professores de Matemática, a História da Educação e da Educação Matemática brasileiras e a História Oral.
Título: A experiência do labirinto: metodologia, história oral e educação matemática
Autor: Antonio Vicente Marafioti Garnica
Número de páginas: 214
Formato: 14 x 21cm
Preço: R$ 38
ISBN: 978-85-7139-861-0
Coleção: PROPG
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br