Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 03 O uso dos meios de comunicação por Vargas e Perón para a construção do autoritarismo

Clientes

O uso dos meios de comunicação por Vargas e Perón para a construção do autoritarismo

Apr 22, 2009

Para a compreensão dos jogos de poder na América Latina, uma das referências fundamentais é Multidões em cena, obra na qual Maria Helena Rolim Capelato disseca a estrutura de comunicação criada pelo peronismo e o varguismo. A política de massas é aqui entendida a partir das imagens e dos símbolos, assim como os rituais das comemorações e festas cívico-esportivas, que teatralizavam a política, disseminando o mito da unidade nacional em um cenário de autoritarismo.

O livro, agora reeditado pela Editora Unesp, permite uma compreensão profunda da natureza desses dois regimes e das mudanças políticas que introduziram no Brasil e na Argentina, assim como as marcas culturais que permanecem até os dias atuais, principalmente a dificuldade de se superar aspectos de autoritarismo ainda presentes na cultura política brasileira. Até mesmo certos modos de comunicação entre políticos e eleitores, como exaltação do líder, ainda perpetuam práticas geradas no contexto histórico dos anos 1930 e 1940.

Maria Helena, ao se voltar para a propaganda veiculada pelos meios de comunicação de massa, a educação e a produção cultural, elucida o processo de criação de novas formas de controle social, inspirada pela experiência nazi-fascista, efetivadas com novo sentido – determinado pelas conjunturas históricas específicas – pelos governos de Getúlio Vargas (1937 a 1945) e de Juan Domingo Perón (1946 a 1955). Mostra como essa política baseada na comunicação de massas procurava mascarar divisões e conflitos sociais entre diversos setores sociais nos dois países.

Como salienta o professor Roberto Romano na introdução do livro, a autora apresenta ao leitor um “quadro minucioso e veraz dos que ajudaram a manipular a opinião pública e justificaram atrocidades”. Esmiúça as cartilhas escolares, cartazes e brochuras que disseminavam as palavras de ordem e a ideologia varguista e peronista para montar um quadro onde se vislumbra a estrutura dos Estados autoritários e sua relação com os meios de comunicação.

Sobre a autora – Maria Helena Rolim Capelato é Professora Titular do Departamento de História da USP. É autora de Imprensa e história no Brasil, Os arautos do liberalismo: imprensa paulista 1920-1945 e O movimento de 1932: a causa paulista; e co-autora de O bravo matutino: imprensa e ideologia, o jornal “O Estado de S. Paulo” (com Maria Lígia Prado); História da Folha de S. Paulo (com Carlos Guilherme Mota) e Nazismo: política, cultura e holocausto (com Márcia Mansor D´Aléssio).

Título: Multidões em cena – Propaganda política no varguismo e no peronismo
Autora: Maria Helena Rolim Capelato
Número de páginas: 341
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 43
ISBN: 978-85-7139-880-1

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom