Clientes
Pesquisa se debruça sobre o novo campo artístico resultado da fusão entre a fotografia e a pintura
Apr 01, 2009
A fusão entre dois meios, de acordo com Marshall Mcluhan, é um momento de revelação, por meio da qual nasce uma nova forma que nos liberta dos meios anteriores. Um resultado do processo do hibridismo estético, dentro do campo da Arte, é a interface entre pintura e fotografia analógica que Selma Machado Simão analisa em Arte híbrida – Entre o pictórico e o fotográfico, lançamento da Editora Unesp.
A partir da análise de trabalhos de artistas que se utilizam das duas linguagens e os processos que fazem a mescla entre a pintura e a fotografia, a autora revela o encontro do caráter realístico com o imaginário artístico da ilustração, utilizando-se da dialética para fundamentar e estruturar os dois procedimentos. Selma apresenta os aspectos históricos e técnicos dos dois tipos de expressão artística e apresenta os debates propostos acerca do limiar entre os dois campos, recorrendo a nomes como Baudelaire, que defendia que a fotografia era um auxiliar da memória e não deveria invadir o campo artístico, e Pablo Picasso, para quem a fotografia liberta a pintura, já que passa a assumir o papel de retratar, deixando para o artista a tarefa de interpretar as cenas.
A obra apresenta os fatores que englobam o fruto da mistura “foto-pintura”, evocando a técnica e o subjetivo contidos neles. Com isso, recria-se a natureza real, em que as imagens fotográficas renunciam à reprodução da realidade e se tornam uma obra livre que busca a transmissão de técnicas e tendências estéticas que estão além do visível. A autora, então, passa a trabalhar com fotografias do centro de São Paulo, utilizadas como base para aplicar e exemplificar o híbrido com técnicas como a serigrafia e o transfer. Nesse processo, são levados em consideração a luz, a cor, o referencial da pintura e a perspectiva, elementos fundamentais em ambos os casos.
Arte híbrida – Entre o pictórico e o fotográfico articula a prática e a poiesis, ao mesmo tempo em que racionaliza os arranjos entre a fotografia e o pictórico, além de propor um hibridismo em que os conceitos se opõem, se contaminam e se misturam, formando métodos que expressam um novo tipo de arte.
Sobre a autora – Selma Machado Simão é graduada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, especialista em Arte e Tecnologia e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É professora de Percepção e Expressão Plástica e Práticas Pedagógicas – Mediação em Artes no curso superior de Artes Visuais da Faculdade Anhanguera e de pós-graduação na disciplina Didática do Ensino Superior, na Faculdade Carlos Drummond de Andrade.
Título: Arte híbrida – Entre o pictórico e o fotográfico
Autor: Selma Machado Simão
Número de páginas: 112
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 24
ISBN: 978-85-7139-888-7
Coleção: PROPG
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br