Clientes
Artista amplia o campo de discussão da dramaturgia e mostra a importância do espaço da encenação
Aug 10, 2009
Contribuindo não só com a construção, o registro e a memória do teatro, mas também com o desenvolvimento de futuros trabalhos rumo a espaços não concebidos como edifícios teatrais, Evill Rebouças faz, em A dramaturgia e a encenação no espaço não convencional, um estudo sobre encenações que utilizaram a arquitetura do espaço e as interferências do coletivo criador como os verdadeiros responsáveis pela construção de outras dramaturgias além do texto escrito. Seus objetos de estudo são a Trilogia bíblica, do Teatro da Vertigem e Evangelho para lei-gos, peça dirigida e escrita por ele, apresentada pela Cia. Artehúmus de Teatro dentro de um banheiro público.
Ao evidenciar que o lugar da representação de um espetáculo teatral é um elemento que interfere consideravelmente enquanto discurso estético e ideológico, Rebouças mostra as diferentes “dramaturgias em processo”, já que uma igreja, um presídio e um hospital, ou até mesmo um banheiro público, são espaços que carregam uma pesada e influente carga semântica.
Além de considerar o significado do lugar de encenação, estudando, por exemplo, as distâncias entre o apreciador e o objeto ou teorias de geógrafos culturais, o autor também consegue levar em conta outras especificidades que podem alterar a percepção do espectador. Aprofundando-se no teatro contemporâneo, e, mais precisamente, no teatro pós-dramático, A dramaturgia e a encenação no espaço não convencional resgata conceitos defendidos por Jean-Pierre Sarrazac e Lehmann, práticas vivenciadas por Antonin Artaud, Ariane Mnouchkine e Tadeusz Kantor e experiências vividas por artistas brasileiros, contribuindo para as novas experiências do fazer artístico.
Sobre o autor – Evill Rebouças é ator, dramaturgo, encenador e pesquisador teatral. Licenciou-se em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp e, pela mesma instituição, recebeu o título de mestre. É fundador da Cia. Artehúmus de Teatro, apresentando espetáculos em espaços não convencionais no Brasil e no exterior. Da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebeu prêmios na categoria de melhor autor por Teresinha e Gabriela – uma na rua e a outra na janela e, na categoria de melhor espetáculo jovem, por O santo e a porca.
Título: A dramaturgia e a encenação no espaço não convencional
Autor: Evill Rebouças
Número de páginas: 220
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39
ISBN: 978-85-7139-920-4
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.twitter.com/pluricom | www.pluricom.com.br