Clientes
Abertas as inscrições para curso de extensão em Edição: o livro como negócio e produto
Aug 18, 2009
Desde o início do século, a indústria e o mercado editorial estão passando por mudanças que impõem novos desafios aos profissionais da área, como habilidade para identificar riscos, aproveitar oportunidades e abrir novos caminhos. O conhecimento é a base para a tomada de decisões acertadas, que possibilitem o planejamento, crescimento e produção com qualidade, eficiência comercial e êxito empresarial. O profissional precisa conhecer não só o produto, mas também o negócio e o contexto nos quais está inserido.
Em resposta a esse novo desafio, a Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da Unesp, promove o curso de extensão em Edição: o livro como negócio e produto, que acontece nos meses de setembro a novembro de 2009.
O curso tem como objetivo tornar os participantes aptos a gerir seus negócios, como proprietários, gerentes administrativos ou editoriais através do conhecimento do mercado nos seus aspectos mais gerais e específicos: financeiros, produtivos e comerciais.
Com uma carga horária de 130 horas, o curso é dividido em quatro blocos de estudo. O primeiro discute tanto as questões mais gerais do negócio, comuns a todos os segmentos, quanto as de áreas específicas, ligadas ao mercado verticalizado.
O segundo bloco trata das discussões em torno da cadeia produtiva do livro, trazendo competências básicas para os profissionais criarem seus produtos e projetos, incluindo também a administração de cargos e funções, contratos e tudo o que envolve o processo de produção.
O terceiro bloco analisa o produto e sua colocação no mercado: as ações que podem e devem ser desenvolvidas para que o livro chegue de forma eficaz ao seu consumidor final; do marketing à imprensa, dos canais de divulgação aos de distribuição e vendas. No fechamento do bloco, serão analisados os novos suportes disponíveis, as novas mídias e o futuro do mercado editorial.
O quarto e último bloco aborda a cadeia produtiva final, debatendo custos, preços e como eles afetam a definição e tiragem do produto, buscando, com essa análise, administrar a fase industrial do livro.
Com 40 vagas disponíveis, o curso é voltado para empreendedores e futuros empreendedores, administradores, editores, assistentes editoriais, gerentes editoriais e administrativos, gerentes e supervisores comerciais, jornalistas, publicitários, tradutores, designers, profissionais das mais diversas áreas interessados na indústria do livro como possível área de trabalho, e demais interessados.
As aulas, que começam dia 15 de setembro, serão ministradas duas vezes por semana, durante três meses, de setembro a novembro, às terças e quartas, das 19h às 22h. Os alunos terão mais três meses para orientação e elaboração da monografia ou trabalho de conclusão de curso. Ao final, terão direito ao Certificado de Extensão, expedido pela Reitoria da Unesp.
Coordenado pelo economista, administrador e ex-diretor de marketing das editoras Ática e Saraiva, Wander Soares, e pela coordenadora da Universidade do Livro, Miriam Goldfeder, o curso será ministrado por diversos profissionais com ampla experiência na área. O curso tem um investimento de R$ 3.500,00, mas sócios das entidades ligadas ao livro como CBL, Snel, ABDR, Abrelivros, Libre e outras entidades de classe, trabalhadores na indústria editorial, jornalistas, professores, tradutores têm desconto de 20%, totalizando R$ 2.800,00, que podem ser parcelados em até quatro vezes.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou telefone (11) 3242-9555. O programa completo está acessível no site www.editoraunesp.com.br.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.twitter.com/pluricom | www.pluricom.com.br