Clientes
Instituto Confúcio na Unesp e Santander Universidades promovem em São Paulo exposição sobre a escrita chinesa
Aug 20, 2009
Os caracteres singulares, inscritos de modo inconfundível, têm sido usados há milhares de anos em todo o mundo para significar ideias e coisas. A escrita chinesa é uma das mais antigas conhecidas e a única língua arcaica ainda viva. Constitui um fator de coesão da nacionalidade e um traço de ligação entre a China e outras nações.
Os paulistanos agora terão a oportunidade de conhecer mais de perto a história da escrita chinesa. O Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com a Embaixada da República Popular da China e com patrocínio exclusivo do Santander Universidades, traz a São Paulo a exposição A escrita Chinesa – das inscrições oraculares aos dígitos binários.
A mostra, que permanecerá no Instituto das Artes da Unesp de 27 de agosto a 10 de setembro, conta com 84 painéis explicativos que levam o visitante a uma viagem da pré-história à era da informática. Além disso, serão expostas 17 peças originais, entre ossos, cerâmicas e vasos, de diversos períodos.
A abertura do evento será no auditório do Instituto de Artes da Unesp, próximo ao terminal rodoviário Barra Funda, no dia 27 de agosto, quinta-feira. A partir das 18h30, uma série de apresentações marcará o ínicio de duas semanas de exposição e atividades que trazem a cultura e a história chinesas para mais perto dos paulistanos.
Começando com uma exibição de Dança do Leão, popular em toda a China e ligada às artes marciais, o evento de abertura seguirá com performances das formas de expressão do Tai Chi: Chuan (punhos), Shien (leques), Tchien (espada) e Toueishou (mãos coladas), apresentadas pelo Centro de Cultura e Ciência Chinesa da Baixada Santista com o mestre Augusto Leitão. Ainda haverá demonstrações da caligrafia chinesa e palestra com Shu Jianping, conselheiro cultural da Embaixada da China no Brasil.
A exposição ainda promoverá outras atividades ao longo de suas duas semanas, como mostras de filmes chineses, oficinas de caligrafia e visitas monitoradas.
A Escrita Chinesa – das inscrições oraculares aos dígitos binários se configura como uma oportunidade para conhecer esse importante legado para a história da humanidade e descobrir curiosidades sobre uma cutura milenar que ganha mais espaço e importância a cada dia no cenário internacional.
Exposição A Escrita Chinesa – das inscrições oraculares aos dígitos binários
Abertura: quinta, 27 de agosto de 2009, às 18h30
Visitação: 27 de agosto a 10 de setembro de 2009
De segunda a sexta, das 9 às 18h; sábado, das 9h às 13h
Entrada gratuita
Instituto de Artes da Unesp
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 (em frente ao Terminal Rodoviário Barra Funda)
Agendamento de escolas para visitas monitoradas: [email protected] ou 3107-2943.
Sobre o Instituto Confúcio na Unesp
Resultado do convênio entre a Universidade Estadual Paulista e o governo da República Popular da China, em parceria com a Universidade de Hubei, o Instituto Confúcio de São Paulo promove o intercâmbio cultural sino-brasileiro, além de fomentar o ensino do mandarim por meio de cursos da língua e de eventos para difusão da sabedoria chinesa. Conta com professores nativos, selecionados e aprovados pela matriz na China e é a única instituição no Brasil com certificação de proficiência aceita pelas universidades chinesas.
Mais informações estão disponíveis no site: www.institutoconfucio.unesp.br
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom