Clientes
Pesquisadores franceses e brasileiros mostram uma nova visão da história a partir do cinema
Aug 26, 2009
No ano da França no Brasil, a Editora Unesp lança Cinematógrafo: um olhar sobre a história, obra que amplia o campo de pesquisa sobre o cinema, somando à perspectiva estética as dimensões históricas e sociais. Nesta reunião de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros e franceses se destaca o lado sociológico das imagens animadas, observadas suas especificidades e reveladas como elas são uma dimensão do real e uma de suas formas de representação.
A partir do conceito de cinema-história desenvolvido por Marc Ferro, este livro organizado por Jorge Nóvoa, Soleni Biscouto Fressato e Kristian Feigelson reúne pesquisas que buscam as relações entre cinema e sociedade. Dividido em três áreas principais – os fundamentos teóricos da história e das ciências sociais e da representação dos processos históricos; a construção e a reconstrução do passado no cinema; e os filmes como lugar de memória e de identidade que se cruzam no discurso fílmico – funde as abordagens de cinema e história no espectro da transdisciplinaridade.
Em torno de objetos fílmicos diversificados, os autores dos estudos oferecidos no livro seguem essa perspectiva e propõem inúmeros questionamentos que mesclam filme e história. Partindo de um texto do próprio Marc Ferro (A quem pertence as imagens?), pensa-se o cinema como fonte para se entender o mundo, seja focando o holocausto nazista a partir da visão que dele se formou no Brasil, analisando as representações da Guerra Fria na Espanha franquista ou entendendo as revoluções mexicanas e cubanas por meio do modo como foram filmadas, entre vários outros contextos específicos. Ao ampliar a perspectiva crítica dos enfoques em ciências sociais consagrados à cultura midiática, o leitor descobre como o cinematógrafo produz representações, gerando suas próprias visões da história, de sua cotidianidade e de suas relações sociais gerais.
Sobre os organizadores – Jorge Nóvoa é professor associado do Departamento de Sociologia da UFBA e associado à Paris III, editor da revista O Olho da história e autor de vários títulos como Incontornável Marx e Carlos Marighella, publicados pela Editora Unesp. Soleni Biscouto Fressato é historiadora e socióloga, autora de A arte em seu estado e também editora da revista O Olho da história. Kristian Feigelson é sociólogo do Institut de Recherche du Cinéma et du Audiovisuel, pesquisador associado do Cesta da École des Hautes Études em Sciences Sociales, além de autor de várias edições da revista Théoreme.
Título: Cinematógrafo: um olhar sobre a história
Organizadores: Jorge Nóvoa, Soleni Biscouto Fressato e Kristian Feigelson
Número de páginas: 492
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 64
ISBN: 978-85-7139-929-7
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites:
www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom