Clientes
Livro reúne ensaios sobre a obra de Machado de Assis em homenagem ao centenário de sua morte
Sep 23, 2008
Desde sua concepção, Machado de Assis: ensaios da crítica contemporânea pretendeu ser mais do que uma reunião de diversos ensaios sobre a obra do escritor. Nas homenagens ao centenário de sua morte, em 2008, o livro oferece uma visão plural, variada e representativa das abordagens pelas quais o escritor vem sendo pensado pela crítica e por estudiosos contemporâneos de diversas linhas de pesquisa, permitindo um novo e bom debate de idéias, olhares e descobertas sobre a vida e a obra do artista que acompanhou de perto cinqüenta anos da vida social, cultural e política no Brasil e que, hoje, encontra-se em posição singular perante a tradição crítica e historiográfica de literatura.
A coletânea reúne ensaios de machadianos consagrados, com importantes estudos dedicados ao escritor e com textos especialmente criados para esta obra, cujos autores se dispuseram a tratar de aspectos pouco abordados em estudos tradicionais. Sua equipe de ensaístas é composta por: Alcides Vilaça, Antônio Carlos Secchin, Abel Barros Baptista, Francine Fernandes Weiss Ricieri, Gilberto Pinheiro Passos, Hélio de Seixas Guimarães, Ivan Teixeira, João Adolfo Hansen, John Gledson, José Luís Jobim, Juracy Assmann Saraiva, Lúcia Granja, Márcia Lígia Guidin, Marta de Senna, Paulo Franchetti, Sílvia Maria Azevedo e Ubiratan Machado.
No livro, os diálogos plurais implicados na obra machadiana são explorados em ensaios que discutem relações estabelecidas no âmbito de sua produção, em diferentes versões do mesmo texto, ou contemplam as múltiplas referências nela envolvidas, seja em relação a escritores específicos, seja na constituição de paradigmas. Ainda, são analisadas implicações de sua atuação como cronista e seus posicionamentos diante das questões sociais e políticas de seu tempo, como crítico e pensador influente, quer do teatro, quer da literatura. Problematizam-se as leituras de que foi objeto sua obra em prosa ou em versos, acrescendo-se tentativas de redimensioná-la à luz de tradições mais amplas que as relacionadas à literatura local, além de não faltar à obra um estudo biográfico.
Machado de Assis: ensaios da crítica contemporânea contribui, assim, para manter o debate de sobre a vida e obra do escritor em um grau de complexidade que possa pretender homenagear o alcance obtido pela produção machadiana, reverenciada por intelectuais locais e estrangeiros.
Título: Machado de Assis: ensaios da crítica contemporânea
Organizadores: Márcia Lígia Guidin, Lúcia Granja, Francine Weiss Ricieri (Orgs.)
Número de páginas: 336
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45
ISBN: 9788571398405
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
LANÇAMENTO EM SÃO PAULO
Os autores de Machado de Assis: ensaios da crítica contemporânea autografam a obra na próxima segunda-feira, 29 de setembro (data da morte de Machado de Assis), às 19h, na Livraria da Vila - Lorena (Alameda Lorena, 1731 - Jardins).
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Lilianne Nys | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br