Clientes
Estudo resgata esforço de Euclides da Cunha em registrar a verdadeira Amazônia
Nov 18, 2009
Em consonância com os eventos nacionais e internacionais que pautam a agenda de 2009, notadamente o centenário de morte de Euclides da Cunha e a 15ª Conferência das Partes (COP15) que restabelecerá diretrizes em prol do meio ambiente, a Editora Unesp lança o livro A vingança da Hileia: Euclides da Cunha, a Amazônia e a Literatura Moderna. Aqui, Francisco Foot Hardman analisa as experiências vividas pelo escritor em sua viagem ao norte do país na tentativa de registrar a verdadeira Amazônia.
O autor aborda, logo no início, a esperança do falecido jornalista de descrever a floresta e os costumes de seus habitantes de modo a conseguir traçar o retrato mais fiel possível da região. Euclides da Cunha, depois do sucesso estrondoso de sua narrativa da tragédia de Canudos, foi um dos primeiros escritores latino-americanos modernos a encarar o desafio de “escrever a Amazônia”. Amplia o estudo do estilo narrativo euclidiano ao trabalhar as representações do povo e do meio brasileiro que imortalizou em Os Sertões.
Na esteira desta análise, Hardman parte para o estudo de outras representações do Brasil feitas por escritores nativos importantes, cada um com suas características particulares, sem se restringir às relações com o tema amazônico. Traz também um estudo de obras sobre o Brasil feitas por outros importantes autores, como Augusto dos Anjos, Sousândrade e Silva Jardim, expondo a afinidade de Euclides com estes seus pares que comungam de um mesmo imaginário trágico-moderno.
Para finalizar seu volume de ensaios, Hardman avalia como tais obras modernas colaboram para a elaboração de um retrato do país, desatando os elos entre o Brasil moderno e os limites do espaço literário num mundo dominado pelas técnicas da redundância produtivista, do culto à sua inovação, do império da moda e das “figuras deslocadas entre saudades e solidões”.
Sobre o autor – Francisco Foot Hardman é ensaísta, historiador e professor titular do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. É autor, entre outros títulos, de Nem pátria, nem patrão!, Memória operária, cultura e literatura no Brasil, Trem Fantasma: a ferrovia Madeira-Mamoré e a modernidade na Selva, além de colaborar com o caderno Aliás, do jornal O Estado de S.Paulo.
Título: A vingança da Hileia: Euclides da Cunha, a Amazônia e a Literatura Moderna
Autor: Francisco Foot Hardman
Número de páginas: 375
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 54
ISBN: 978-85-7139-970-9
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom