Clientes
Instituto Confúcio na Unesp completa um ano de atividades
Nov 09, 2009
Além de cursos regulares de mandarim, a entidade promoveu inúmeras atividades para a difusão da cultura chinesa no Brasil. E promete muito mais para 2010.
Na próxima quinta-feira (12 de novembro), o Instituto Confúcio na Unesp, instalado no marco zero da capital paulista (Praça da Sé, 108), comemora seu primeiro ano de funcionamento. Pioneiro brasileiro no gênero, o projeto é resultado de um convênio entre a Unesp e o governo da República Popular da China, com parceria da Universidade de Hubei. Sua instalação estabeleceu uma nova etapa nas relações sino-brasileiras, possibilitando novas formas de cooperação acadêmica e científica entre os dois países.
“Temos muito o que comemorar pelo que já foi feito para estreitar o relacionamento entre o Brasil e a China” destaca o diretor executivo da entidade, Luís Antonio Paulino. "A crescente importância da China no cenário econômico e político mundial e, em particular, nas relações comerciais com o Brasil, tem estimulado desde jovens estudantes até empreendedores a buscarem conhecer tanto o idioma como a cultura e a realidade daquele país", comenta Paulino, que promete anunciar várias novidades para 2010, durante o evento festivo desta quinta-feira.
Balanço profícuo - Os cursos de mandarim já contam com mais de 70 alunos matriculados em seis turmas, com aulas ministratas por quatro docentes. Cumprindo com sua função social e educativa, o Instituto Confúcio na Unesp também oferece aulas gratuitas para alunos de escolas públicas.
Além do ensino do idioma, o Instituto Confúcio na Unesp já organizou uma série de eventos durante este primeiro ano de atividades, difundindo a cultura e a realidade chinesa.
Em parceria com a Fecomércio e a Fiesp, realizou o seminário Ambiente de Negócios da China, que reuniu mais de uma centena de empresários e executivos para apresentar as principais características da sociedade chinesa, com ênfase para as dimensões cultural, política, legal, tributária e econômica. E o seminário Conhecendo a China, atividade preparatória para a ida à China de 40 alunos e 11 professores, para debater temas relacionados ao meio-ambiente e o aquecimento global, e que contou com o patrocínio do Santander Universidades e da Jiatong Shanghai University.
No âmbito cultural, promoveu a I Mostra de Cinema Chinês, com exibição de 17 filmes que retratam a vida e costumes do povo chinês; a exposição de Caligrafia Chinesa, que contou com 84 paineis explicativos e peças originais que reproduzem desde a pré-história à era da informática; e o curso de História da Arte, com a apresentação de um amplo material fotográfico, acompanhado da análise de forma e conteúdo de diferentes manifestações artísticas.
Evento comemorativo - Durante a solenidade de comemoração do primeiro ano do Instituto Confúcio na Unesp será também aberta a exposição Cromos da China.
Data: 12 de novembro de 2009, quinta-feira, às 19h
Local: Auditório da Fundação Editora da Unesp
Praça da Sé, 108 - 7º andar - São Paulo (SP)
Confirmação de presença: (11) 3107-2943 | [email protected]
Mais informações sobre o Instituto Confúcio na Unesp estão disponíveis no site: www.institutoconfucio.unesp.br
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom