Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 11 Instituto Confúcio na Unesp completa um ano de atividades

Clientes

Instituto Confúcio na Unesp completa um ano de atividades

Nov 09, 2009

Além de cursos regulares de mandarim, a entidade promoveu inúmeras atividades para a difusão da cultura chinesa no Brasil. E promete muito mais para 2010.

Na próxima quinta-feira (12 de novembro), o Instituto Confúcio na Unesp, instalado no marco zero da capital paulista (Praça da Sé, 108), comemora seu primeiro ano de funcionamento. Pioneiro brasileiro no gênero, o projeto é resultado de um convênio entre a Unesp e o governo da República Popular da China, com parceria da Universidade de Hubei. Sua instalação estabeleceu uma nova etapa nas relações sino-brasileiras, possibilitando novas formas de cooperação acadêmica e científica entre os dois países.

“Temos muito o que comemorar pelo que já foi feito para estreitar o relacionamento entre o Brasil e a China” destaca o diretor executivo da entidade, Luís Antonio Paulino. "A crescente importância da China no cenário econômico e político mundial e, em particular, nas relações comerciais com o Brasil, tem estimulado desde jovens estudantes até empreendedores a buscarem conhecer tanto o idioma como a cultura e a realidade daquele país", comenta Paulino, que promete anunciar várias novidades para 2010, durante o evento festivo desta quinta-feira.

Balanço profícuo - Os cursos de mandarim já contam com mais de 70 alunos matriculados em seis turmas, com aulas ministratas por quatro docentes. Cumprindo com sua função social e educativa, o Instituto Confúcio na Unesp também oferece aulas gratuitas para alunos de escolas públicas.

Além do ensino do idioma, o Instituto Confúcio na Unesp já organizou uma série de eventos durante este primeiro ano de atividades, difundindo a cultura e a realidade chinesa.

Seminário_Ambiente_NegóciosEm parceria com a Fecomércio e a Fiesp, realizou o seminário Ambiente de Negócios da China, que reuniu mais de uma centena de empresários e executivos para apresentar as principais características da sociedade chinesa, com ênfase para as dimensões cultural, política, legal, tributária e econômica. E o seminário Conhecendo a China, atividade preparatória para a ida à China de 40 alunos e 11 professores, para debater temas relacionados ao meio-ambiente e o aquecimento global, e que contou com o patrocínio do Santander Universidades e da Jiatong Shanghai University.

No âmbito cultural, promoveu a I Mostra de Cinema Chinês, com exibição de 17 filmes que retratam a vida e costumes do povo chinês; a exposição de Caligrafia Chinesa, que contou com 84 paineis explicativos e peças originais que reproduzem desde a pré-história à era da informática; e o curso de História da Arte, com a apresentação de um amplo material fotográfico, acompanhado da análise de forma e conteúdo de diferentes manifestações artísticas.

Evento comemorativo - Durante a solenidade de comemoração do primeiro ano do Instituto Confúcio na Unesp será também aberta a exposição Cromos da China.

Data: 12 de novembro de 2009, quinta-feira, às 19h
Local: Auditório da Fundação Editora da Unesp
Praça da Sé, 108 - 7º andar - São Paulo (SP)
Confirmação de presença: (11) 3107-2943 | [email protected]

Mais informações sobre o Instituto Confúcio na Unesp estão disponíveis no site: www.institutoconfucio.unesp.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom