Clientes
Moniz Bandeira desvenda aspectos inéditos e bastidores da queda do Muro de Berlim e da reunificação da Alemanha
Nov 03, 2009
Às vésperas de completar 20 anos da queda do Muro de Berlim (dia 9 de novembro de 1989), a Editora Unesp relança A reunificação da Alemanha – do ideal socialista ao socialismo real, obra em que o cientista político e historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira apresenta vários aspectos inéditos do processo que culminou com a queda dos regimes comunistas no Leste Europeu, a derrubada do muro e a desintegração do chamado Bloco Socialista.
Um desses aspectos é a participação do KGB, o serviço secreto soviético, com a colaboração de Markus Wolf e Erich Mielke, dirigentes do Stasi, o serviço de inteligência alemão, na derrubada de Erich Honecker, uma vez que ele se opunha à glasnost e perestroika, promovida por Mikhail Gorbachev.
Esta e outras informações sobre as lutas internas entre os dirigentes da extinta República Democrática Alemã, antes e depois da demolição do Muro de Berlim, foram obtidas por meio de entrevistas feitas diretamente com Egon Krenz, o sucessor de Honecker como primeiro-secretário do SED (Partido Socialista Unificado da Alemanha) e presidente do Conselho de Estado da RDA. Além dele, Hans Modrow e Lothar de Maizière que exerceram o posto de primeiro-ministro entre a demolição do Muro de Berlim em 1989 e a reunificação da Alemanha (3 de outubro de 1990), bem como com Günter Schabowski, membro Politburo do SED, do qual era igualmente o primeiro-secretário no Distrito de Berlim.
Vernon Walter, embaixador dos Estados Unidos em Bonn, também deu o seu depoimento. Todos esses homens desempenharam o mais relevante papel nos acontecimentos, e suas entrevistas, concedidas entre janeiro e fevereiro de 1991, permitiram que Moniz Bandeira reconstruísse a história e desvelasse a trama que ocorreu nos bastidores da RDA antes e depois da queda do Muro de Berlim por pressão popular, condenando o regime comunista ao desmoronamento e possibilitando a reunificação da Alemanha.
Sobre o autor - Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira, formado em Direito, é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor titular aposentado de História da Política Exterior do Brasil na Universidade de Brasília. Doutor Honoris Causa da UniBrasil e da Universidade Federal da Bahia, é autor de mais de 20 obras publicadas no Brasil e no exterior, com destaque para Presença dos Estados Unidos no Brasil, O Governo João Goulart e Formação do Império Americano, com o qual ganhou o prêmio Juca Pato em 2005. Foi colaborador de jornais e professor em várias universidades brasileiras. Foi também professor visitante em universidades na Alemanha, Suécia, Argentina e Portugal, além de conferencista em diversos outros países da Europa e América. Vive na Alemanha desde 1996, onde atualmente exerce a função de cônsul-honorário em Heidelberg.
Título: A reunificação da Alemanha – Do ideal socialista ao socialismo real (3a. edição revista e aumentada)
Autor: Luiz Alberto Moniz Bandeira
Número de páginas: 236
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45
ISBN: 978-85-7139-966-2
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 e pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br