Clientes
Pesquisador reflete sobre a noção de aprendizagem na obra de Jean Piaget
Nov 16, 2009
Quando nos questionamos sobre de que forma se dá o aprendizado, todos acham que sabem o suficiente, que se trata de um processo simples de absorção do conhecimento. Porém, podemos dizer que uma pessoa aprende da mesma forma que outra? Em Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget, lançamento da Editora Unesp, Adrian Oscar Dongo-Montoya analisa o complexo fenômeno da aprendizagem em geral e da aprendizagem humana em particular, a partir da análise da obra do filósofo e psicólogo suíço Jean Piaget.
Piaget desenvolveu o conceito de epistemologia genética, em que apresenta o desenvolvimento do indivíduo por etapas ao longo da vida. E que o aprendizado vem da união entre assimilação e adaptação. Logo, não seria possível que dois indivíduos aprendam da mesma forma, nem que isso seja tão simples. Surge o questionamento se existem de fato dois tipos de conhecimento, adquirido e inato, uma vez que, para Piaget, a pessoa estrutura sua capacidade de aprender entre o momento do nascimento e os dois anos de idade, fase em que a criança começa a explorar o ambiente em que vive.
O livro se divide em três partes. Na primeira, o pesquisador analisa a primeira fase do trabalho de Piaget, em que surge a diferença entre aprendizado e inteligência. Já no segundo momento, a segunda fase do pensamento do teórico suíço, em que ele critica as teorias clássicas e percebe a necessidade de se definir o processo de aprendizagem. Ao final, Dongo-Montoya discute o conceito de aprendizagem em organismos elementares, negando que os seres vivos não humanos são incapazes de aprender. Os dois últimos capítulos tratam de pesquisas feitas não somente por Piaget, mas também por seus colaboradores, em décadas diferentes.
A aprendizagem, na visão de Piaget, é sempre composta por um processo assimilador. Mas não se resume a absorver o que o mundo exterior traz de conhecimento, e sim capacitar o indivíduo a criar suas novas, e próprias, estruturas de pensamento. Nesta obra, Dongo-Montoya nos apresenta um resgate profundo e uma análise detalhada das obras de Piaget sobre aprendizagem e desenvolvimento.
Sobre o autor – Adrián Oscar Dongo-Montoya possui graduação em Psicologia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru), mestrado em Psicologia Social e doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor-adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor-doutor da Universidad Nacional de San Marcos.
Título: Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget
Autor: Adrian Oscar Dongo-Montoya
Número de páginas: 222
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 42
ISBN: 978-85-7139-945-7
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom